CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

PCN DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO

Os conceitos estruturadores da Geografia
Há algumas questões prévias relativamente à inserção da Geografia no contexto
das Ciências Humanas no Ensino Médio, que devem ser levadas em conta para
que se possa efetivamente entender o caráter de seu ensino.
Na realidade, sua inclusão no contexto das Ciências Humanas nada mais é do
que o reconhecimento de sua estruturação como Ciência, firmado no final do
século XIX quando, graças aos geógrafos definidores de seus princípios
fundamentais, Humboldt, em data anterior e mais precisamente La Blache e De
Martonne configuram o caráter social e humanístico de uma Ciência que,
construída também com concepções e leis de ordem natural, as identifica como
elementos que se configuram em um processo de organização e apropriação do
espaço pelo homem que, em última instância, lhe dá o toque final e, por
conseqüência, seu caráter peculiar.
Essa é uma questão importantíssima para que se possa entender plenamente
que, mais que os conteúdos, são os conceitos e seu alcance os definidores do
caráter da Geografia a ser encaminhado no Ensino Médio. Assim, por exemplo,
as formações vegetais ou os agrupamentos humanos são conjuntos definidos
por normas que regem a natureza, porém compõem conjuntos em cuja
configuração participam ativamente fatores culturais, característicos do
processo de ação do homem como ser social. E é aí que se dá a identidade do
conhecimento geográfico, com suas peculiaridades. Isso significa que, diante
das características da Geografia, um mesmo elemento pode ter uma base
conceitual diferenciada, o que justifica plenamente a importância da priorização
dos conceitos num nível de ensino da disciplina e de suas articulações na área
de Ciências Humanas.
Observemos com atenção os conceitos que são a base estrutural da Geografia
no âmbito das Ciências Hu
manas no
quadro da
página seguinte. Veremos que, ao
contrário do que possa parecer
a priori
, os conceitos que compõem o cerne do
trabalho na disciplina de Geografia no Ensino Médio não constituem uma relação
aleatória de elementos listados ou escolhidos entre outras possibilidades. Na
realidade, trata-se de um conjunto de conceitos que se encaixa com nitidez nos
objetivos do ensino da disciplina no Ensino Médio e com as próprias características
essenciais da Geografia como ciência.FONTE:MEC

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