CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

ECLIPSE LUNAR SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA

Eclipse total da Lua poderá ser observado a olho nu na madrugada desta terça-feira Michael Nagle/Getty Images/AFP
Eclipse lunar visto da Califórnia em 2010 
Foto: Michael Nagle/Getty Images / AFP
 

Alinhamento dos astros deixará Lua com tonalidade vermelha durante a madrugada

 

Abril está sendo um mês agitado para os astrônomos. Uma semana após o alinhamento entre Marte, Terra e Sol – fenômeno conhecido como "oposição"  –, um eclipe lunar total na madrugada entre desta segunda para terça-feira deve ser observado em diversas regiões do mundo.


O evento será mais facilmente identificável nas américas do Sul e do Norte, mas poderá também ser acompanhado no Pacífico ocidental e em partes da Europa e da África. No Brasil, o eclipse deve ocorrer entre 4h45min e 5h25min, mas desde as 3h já será possível observar alterações na tonalidade de nosso satélite.

Qualquer pessoa poderá observar o eclipse a olho nu, embora na primeira hora o fenônemo seja de difícil visualização porque a Lua estará na "penumbra" (parte clara da sombra) da Terra. Os próximos eclipses totais que poderão ser observados no Brasil ocorrerão em 27 de setembro de 2015 e em 27 de julho de 2018.

Tom avermelhado

Ao contrário do que a palavra "eclipse" sugere, o evento deve render um tom avermelhado à Lua, levando ao apelido de Lua Sangrenta. Isso acontece por causa do reflexo dos raios solares na atmosfera terrestre, causado pelo alinhamento com a Terra e o Sol.

Este avermelhamento pode mudar de acordo com as condições atmosféricas da região de observação, e por isso é praticamente impossível prever como o eclipse será ao espectador comum. O vídeo abaixo, divulgado pela Nasa, mostra como o fenômeno seria observado da Lua:

::Curiosidades
  — A coloração avermelhada acontece por conta da refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre, que desvia apenas alguns comprimentos de onda. É o mesmo fenômeno que acontece durante o nascer e o pôr do sol;
— Os eclipses solares costumam durar apenas cerca de 7 minutos, enquanto que o eclipse lunar pode durar até pouco mais de 3 horas, mas a fase total dura cerca de 1h.



DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.