CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A LENDA DO REI GILGAMESH - RESUMO


Há muitos anos atrás existiu um rei chamado Gilgamesh que foi mandado para a cidade de Uruk, para governá-la a mando do deus Sol. Gilgamesh se tornou uma pessoa muito cruel por não ter amigos.

Gilgamesh, para mostrar ao povo que ele era o mais forte e poderoso, ordenou que construissem uma muralha, então os homens foram obrigadas a deixar sua família para trabalhar na muralha.

O povo daquela cidade já em desespero rezaram ao deus Sol fazendo um pedido, que ele interrompesse o trabalho da muralha, porque já estava muito alta e povo estava muito cansado. O deus Sol ordenou a criação de outro homem chamado Enkidu só que ele foi criado com os animais e era tão forte quanto Gilgamesh. Enkidu logo que chegou na floresta ficou amigo dos animais e aprendeu a cuidar deles. Enkidu era como Gilgamesh não sabia o que era ser humano, mas nem por isso era cruel. Então viu viu o primeiro homem e não gostou dele, ele era um caçador e estava a procura de animais, Enkidu resolveu ajudar seus amigos e derrubou o caçador. O caçador voltou a cidade e comunicou a Gilgamesh o grande perigo, ele disse que Enkidu era o homem mais forte do mundo e Gilgamesh muito raivoso teve uma idéia de capturar Enkidu.

Gilgamesh oredenou que Shamahat atraísse Enkidu com sua música e sua beleza, então o caçador a levou até a floresta. O caçador retornou a cidade deixando-a sozinha na floresta e logo ao anoitecer Shamhat tocou sua harpa e cantou, Enkidu ouvindo aquela voz ficou escondido atrás de uma árvore muito maravilhado com tanta beleza. Então decidiu aproximar-se de Shamhat devagar para não assustá-la.

Shamhat vendo Enkidu parou de contar e o ensinou tudo que deveria aprender. Shamhat e Enkidu se apaixonaram, mas ela cantou toda a verdade a Enkidu e tentou . Ele se despede de seus amigos e vai até a cidade.

O povo já sabendo que iria haver uma luta, todos se reuniram na porta da cidade.

Enkidu chegando a cidade foi desafiado por Gilgamesh, e deram início a luta, foi a luta mais assutadora que o povo daquela cidade já presenciou, mas Gilgamesh tropeça na muralha, e Enkidu resolve ajudá-lo e nota que venceu a luta. Gilgamesh dá um passo a frente e abraça um grande amigo que salvou sua vida em vez de matá-lo. A partir daquele momento os três: Enkidu, Shamhat e Gilgamesh formaram uma grande amizade e a paz reinou em Uruk.
FONTE: http://omundodalinguaportuguesa.blogspot.com.br/2008/05/resumo-da-eppeia-de-gilgamesh-produzido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.