CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 26 de julho de 2014

O IDH BRASILEIRO SOBE UMA POSIÇÃO




 

 
O Brasil subiu uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano de 2013, e ocupa o 79º lugar, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano 2014 (PNUD), divulgado nesta quinta-feira (24).

O índice, calculado tendo como base três dimensões (vida longa e saudável, educação e padrão de vida decente), conta com 187 países. De acordo com os números divulgados hoje, em 2013 o Brasil acumulou um índice de 0,744, em uma escala que vai de 0 a 1.

Com esse número, o Brasil supera o IDH calculado para os países de Alto Desenvolvimento Humano (0,735), grupo do qual o país faz parte, e o IDH médio da América Latina e do Caribe (0,740).

Segundo a ONU, em três décadas "os brasileiros ganharam 11,2 anos de expectativa de vida, viram a renda aumentar em 55,9% enquanto, na educação, a expectativa de anos de estudo para uma criança que entra para o ensino em idade escolar cresceu 53,5% (5,3 anos) e a média de anos de estudo de adultos com 25 anos ou mais subiu quase 176,9% (4,6 anos)".

"É importante notar o reconhecimento do Relatório 2014 às políticas anticíclicas adotadas pelo Brasil ao longo dos últimos anos, constituindo exemplos concretos para a redução das vulnerabilidades e a construção da resiliência entre os brasileiros, principalmente os mais desfavorecidos", explica Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil e representante residente do PNUD no país.

Neste ano, as duas extremidades da lista permaneceram inalteradas. A Noruega lidera o ranking, com um índice de 0,944, seguida por Austrália, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Alemanha. Por outro lado, o Níger ocupa a última posição, com apenas 0,337 acumulados, pouco atrás de República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Chade e Serra Leoa.
 
A F P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.