CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

GEOGRAFIA - BASE-TESTE DO DIA 22


  • Questão 1
    (PUC – RS - adaptado)  Baseado no climograma e nas afirmativas abaixo, responda a questão:
    I. Trata-se de um clima subtropical úmido com maiores concentrações pluviométricas no verão, superando os mil milímetros anuais.
    II. Refere-se a um clima de baixa amplitude térmica, com grande pluviosidade anual.
    III. Nas áreas em que predomina esse clima, é produzido trigo, com excelente produtividade.
    IV. O clima representado é denominado de Equatorial, existindo nestas áreas uma vegetação do tipo hidrófila e latifoliada, combinando-se para a formação da Floresta Equatorial.
    Estão corretas as afirmativas
    A) I e III.
    B) II e IV.
    C) III e IV.
    D) I, II e III.
    E) I, II e IV.

  • Questão 2
    Quais os principais tipos de clima? Quais elementos os diferem?

  • Questão 3
    Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:
    (A)   – Clima Semiárido
    (B)   – Clima Equatorial
    (C)   – Clima Subtropical
    (D)   – Clima Tropical
    (E)   – Clima Desértico

  • Questão 4
    As características descritas abaixo fazem referência a um único tipo de clima brasileiro. Analise-as e responda a qual tipo de clima elas estão se referindo.
    • Temperaturas médias elevadas ao longo do ano.
    • Baixa precipitação anual e chuvas mal distribuídas.
    • Encontro de quatro massas de ar: Equatorial Continental, Equatorial Atlântico, Tropical Atlântico e Polar Atlântica.
    • O fenômeno La Niña, em que há um resfriamento da temperatura média das águas do Oceano Pacífico Equatorial, pode acarretar um excesso de precipitação.
    a)     Clima Tropical
    b)     Clima Semiárido
    c)     Clima Equatorial
    d)     Clima Subtropical
    e)     Clima Tropical Úmido


Respostas


  • Resposta Questão 1
    I – FALSO – O clima subtropical caracteriza-se por temperaturas médias e baixas, com regime de chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
    II – VERDADEIRO – A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registrada num determinado período de tempo. O climograma apresenta médias de temperatura na faixa de 28 a 30° C, o que dá uma amplitude de 2°C durante um ano. Logo, a amplitude térmica é muito baixa. Pelo climograma, essa região apresenta grande pluviosidade, por volta de 1800 mm anual.
    III – FALSO – O trigo é uma espécie vegetal adaptada a climas subtropicais úmidos. O climograma não representa o clima subtropical úmido.
    IV – VERDADEIRO – O principal elemento que caracteriza o clima equatorial é sua temperatura elevada, com elevada pluviosidade. Além, é claro, da formação da Floresta Equatorial. No caso do Brasil, é o tipo de clima da Amazônia.

  • Resposta Questão 2
    O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar. Isso interfere na formação vegetal da região de cada clima e nos índices de pluviosidade e temperatura ao longo do ano.

  • Resposta Questão 3
    (A)   FALSO – O clima semiárido abrange somente uma pequena parte do Nordeste.
    (B)   FALSO – Apesar de abranger toda a Amazônia brasileira, ainda assim não representa nem metade da característica climática brasileira.
    (C)   FALSO – Abrange somente os estados abaixo do trópico de Capricórnio, e pequena porção de São Paulo.
    (D)   VERDADEIRO – O clima tropical é o que melhor caracteriza o país e abrange maior porção do território. Ele pega todo o centro-norte do país, algumas faixas litorâneas e um pedaço da região Norte.
    (E)    No Brasil não existe esse tipo climático.

  • Resposta Questão 4
    Letra “B”.
    a)     INCORRETO – O clima Tropical, apesar de ter temperaturas elevadas, possui uma alta precipitação, em duas estações bem definidas ao longo do ano. Logo, as características citadas não se referem a este clima.
    b)     CORRETO – A temperatura média do Semiárido é de 26 a 28° C, com um índice pluviométrico inferior a 1000 mm anual. Em certas regiões, essa média cai para 300 mm.
    c)     INCORRETO – O clima Equatorial possui temperaturas médias elevadas, porém o índice pluviométrico também é alto, em média 1800 mm, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.
    d)     INCORRETO – O clima subtropical possui temperaturas médias baixas, além de possuir índice de pluviosidade alto. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.
    e)     INCORRETO – O índice pluviométrico do Tropical Úmido é elevado, além de possuir alto valor de umidade relativa do ar. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.
  • http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-clima-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.