CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA

Mapa das sub-regiões nordestinas:
 1  Meio-Norte
 2  Sertão
 3  Agreste
 4  Zona da Mata
No Brasil, o modelo adotado para explorar as colônias foi o plantation: grandes propriedades monocultoras, voltadas para a produção de gêneros tropicais destinados ao mercado externo e com a utilização da escravidão negra.
Essas particularidades do processo colonial latino-americano determinaram os traços principais dos problemas fundiários desta parte do continente: a formação de grandes latifúndios ao lado de grande contingente de trabalhadores rurais que não tem acesso à terra.
O Brasil rural convive com extremos de pobreza e de riqueza. As técnicas de cultivo e de criação também variam do rudimentar ao agronegócio moderno.
Nas últimas décadas a modernização do setor agrícola contribuiu para agravar a concentração de terras. Deslocou a população do campo para as cidades, em busca de emprego, ou para outras regiões do país, em busca de terras, para recomeçar uma nova vida. Tanto uma opção como outra contribuíram para agravar os problemas sociais que persistem no Brasil atual.
O Brasil convive com milhões de trabalhadores sem terra numa situação em que cerca de 40% da área das grandes propriedades agropecuárias não são aproveitadas para o cultivo, para a criação de animais ou qualquer outra atividade econômica.
Ao longo da sua história, as terras brasileiras foram controladas por uma elite e hoje, também, por grandes empresas. A concentração de terras, que condena à tragédia milhões de pessoas, teve início com a ocupação colonial e se arrastou até os dias atuais. Sua característica principal é a monocultura de exportação que deu origem e reforçou a propriedade latifundiária. 
FONTE:http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/concentracao-fundiaria-raizes-historicas-da-questao-da-terra-no-brasil.htm
GEO 7 1-RESPONDA a)158-160 - O QUE SABE DA ZONA DA MATA? b)E DO AGRESTE? c)DEFINA O SERTÃO d)FALE DO MEIO NORTE e)COMO ERA A AGRICULTURA DO AGRESTE? f)FALE DA PRODUÇÃO DO AGRESTE 2-a)QUAL O PLANTIO DO SERTÃO? b)O QUE HÁ NAS PARTES ELEVADAS? c)COMO É NAS GRANDES PROPRIEDADES? d)O QUE OCORRE NAS TERRAS? e)O QUE SE DESTACOU? f)QUAL O MOTIVO? 3-a)COMO É NO SUL DO MA? b)NO QUE O CULTIVO É FAVORECIDO? c)DO QUE DEPENDEM AS FAMÍLIAS? d)FALE DA AGRICULTURA COMERCIAL. e)COMO SÃO OS COMPLEXOS?
f)O QUE FAZ A AGRICULTURA? 4-a)CITE OS DADOS DO CENSO b)O QUE CONCLUI PORTANTO? c)COMENTE ALÉM DISSO d)FALE DA AGROPEC DO SUL e)FALE DA CARACTERÍSTICA
1-DESDE A COLONIZAÇÃO,A FAIXA LITORÂNEA NORDESTINA FOI UM CENTRO PRODUTOR DE AÇÚCAR.
2-SEU RELEVO ACIDENTADO NÃO ATRAI ATIVIDADE MONOCULTORA.
3- O SERTÃO É ONDE PREDOMINA O CLIMA SEMIÁRIDO DE ESTAÇÕES LONGAS SECAS.
4-ENTRE O MARANHÃO E O PIAUÍ COM CULTIVO DE ARROZ E ALGODÃO E GADO BOVINO.
5-NA AGRICULTURA DO AGRESTE PLANTAM ALIMENTOS PARA ABASTECER SUAS FAMÍLIAS E PARA A VENDA NOS CENTROS.    6-A PRODUÇÃO É ARROZ,MILHO,FEIJÃO,MANDIOCA,CEBOLA,BANANA,ETC.
2-a)QUAL O PLANTIO DO SERTÃO? b)O QUE HÁ NAS PARTES ELEVADAS? c)COMO É NAS GRANDES PROPRIEDADES? d)O QUE OCORRE NAS TERRAS? e)O QUE SE DESTACOU? f)QUAL O MOTIVO? 3-a)COMO É NO SUL DO MA? b)NO QUE O CULTIVO É FAVORECIDO? c)DO QUE DEPENDEM AS FAMÍLIAS? d)FALE DA AGRICULTURA COMERCIAL. e)COMO SÃO OS COMPLEXOS?
f)O QUE FAZ A AGRICULTURA? 4-a)CITE OS DADOS DO CENSO b)O QUE CONCLUI PORTANTO? c)COMENTE ALÉM DISSO d)FALE DA AGROPEC DO SUL e)FALE DA CARACTERÍSTICA
A-A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA DE ARROZ,FEIJÃO,MILHO E MANDIOCA.
  • B-A DISPOSIÇÃO DO RELEVO PROPICIA A EXISTÊNCIA DE ÁREAS ÚMIDAS QUE SÃO CULTIVADAS E MUITO PRODUTIVAS.    C-A PRODUÇÃO É VOLTADA PARA A PECUÁRIA DE CORTE.
  • FELIPE-ERLON-MORAIS - EQUIPE DA BIBLIOTECA
  • D-OCORRE UMA DAS MAIS INJUSTAS DISTRIBUIÇÃO DE TERRA NO BRASIL.
  • E-MODERNOS SISTEMA DE IRRIGAÇÃO,FRUTICULTURA,UVA,MANGA,MAMÃO,MELÃO E MELANCIA.
  • F-DESENVOLVEU A FRUTICULTURA COM O INCREMENTO DA IRRIGAÇÃO.
    3-A-CRESCE A MONOCULTURA DA SOJA.
    B-PELO RELEVO PLANO E PELO CLIMA TROPICAL.
    C-DA EXTRAÇÃO DA CARNAÚBA E DO BABAÇU,MATÉRIAS-PRIMAS PARA AS INDÚSTRIAS.
    D- A AGRICULTURA COMERCIAL VEM CRESCENDO NO MEIO- NORTE COM AINDA EXTRATIVISTAS.
    E-SÃO AGROINDÚSTRIAS MUITO IMPORTANTES PARA O VALOR AGRÁRIO DO PAÍS.
    F-FORNECE A MAIOR PARTE DOS ALIMENTOS QUE COMEMOS.

    4-a)CITE OS DADOS DO CENSO b)O QUE CONCLUI PORTANTO? c)COMENTE ALÉM DISSO d)FALE DA AGROPEC DO SUL e)FALE DA CARACTERÍSTICA
    4-A-MANDIOCA,MILHO,CAFÉ,FEIJÃO,ARROZ,LEITE.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.