CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 2 de novembro de 2014

HAMILTON VENCE GP DOS ESTADOS UNIDOS


No dia 2 de novembro de 2008, Lewis Hamilton conquistava seu primeiro título mundial, naquela épica decisão contra Felipe Massa em Interlagos. Exatos seis anos depois, o britânico, hoje na Mercedes, deu um grande passo em direção ao bicampeonato. Depois de perder a pole position do GP dos Estados Unidos para o companheiro Nico Rosberg, Hamilton deu o troco na corrida deste domingo no Circuito das Américas. Com uma bela manobra no fim da reta oposta na 24ª das 56 voltas, alcançou a quinta vitória seguida em 2014, a décima na temporada, a 32ª na carreira, tornando-se o inglês com mais triunfos na Fórmula 1, deixando para trás a lenda Nigel Mansell. Rosberg completou a dobradinha das Flechas de Prata e Daniel Ricciardo (RBR) ganhou a posição de Felipe Massa nos boxes para fechar o pódio, deixando o brasileiro da Williams com a quarta colocação.
hamilton formula 1 texas eua gp bandeirada (Foto: AP) 
Lewis Hamilton comemora vitória no GP dos Estados Unidos
(Foto: AP)

A corrida em Austin também assegurou matematicamente o título do Mundial de Pilotos para um dos dois competidores da Mercedes, já campeã de Construtores. Restando duas provas para o fim da temporada, Hamilton chegou a 316 pontos, contra 292 de Rosberg. Nenhum dos dois pode ser alcançado por Ricciardo, que possui 214. A definição de quem será o campeão, porém, ficará apenas para a última prova, dia 23/11 em Abu Dhabi, que vale pontuação em dobro e dará 50 pontos ao vencedor. Com a diferença de 24 pontos, o britânico não terá a chance de assegurar o título já no GP do Brasil do próximo fim de semana.
Felipe Massa, que largou em 4º, fez o dever de casa. Passou Valtteri Bottas na largada, mas acabou perdendo o 3º lugar do pódio para a Daniel Ricciardo depois de um erro de estratégia da Williams, que além de demorar a chama-lo para o segundo pit stop, fez um trabalho lento nos boxes. O brasileiro terminou 1s3 atrás do australiano da RBR e ficou 4s à frente de seu companheiro de equipe, que fez uma corrida discreta. Com os 15 pontos marcados, Massa subiu para a 8ª colocação do Mundial de Pilotos, deixando Nico Hulkenberg (Force India) para trás.
A Williams ficou fora do pódio, mas ao menos abriu vantagem sobre a Ferrari na briga pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores. A diferença do time inglês para a escuderia italiana aumentou de 28 para 42 pontos.
Largando dos boxes por ter estourado o limite de cinco motores permitidos na temporada, Sebastian Vettel conseguiu uma bela corrida de recuperação e terminou em sétimo, posição que havia mirado chegar. O tetracampeão da RBR chegou colado no espanhol Fernando Alonso, sexto colocado com a Ferrari. De quebra, ainda vez a volta mais rápida da corrida: 1m41s379 (50ª volta).  Kevin Magnussen (McLaren), Jean-Eric Vergne (STR) e Pastor Maldonado (Lotus) completaram os dez primeiros que marcaram ponto.
De Austin, os pilotos embarcam para São Paulo, para o GP do Brasil, válido pela 18ª e penúltima etapa da temporada, que será disputado de 7 a 9 de novembro no circuito de Interlagos.

A corrida
Hamilton sequer tentou ameaçar a liderança de Rosberg, que fez boa largada. Já Massa, por sua vez, arrancou bem como de costume e tomou a terceira posição de Bottas. Alonso e Magnussen passaram Ricciardo e subiram para quinto e sexto, respectivamente.  Mas o australiano da RBR recuperou a posição do dinamarquês da McLaren. Ainda na primeira volta, Pérez tocou de leve em Raikkonen e acertou Sutil em cheio, provocando a entrada do Safety Car.
Na relargada, Rosberg manteve a ponta. Enquanto isso, Bottas tentou passar Massa por fora, mas o brasileiro fechou a porta. A dupla da Williams teve que frear forte no duelo e Ricciardo, que tentava passar Alonso por dentro quase acertou o finlandês. O australiano precisou desviar e por pouco não perdeu a posição que havia acabado de conquistar com maestria sobre o espanhol da Ferrari.
Após dez voltas, a vantagem de Rosberg sobre Hamilton era de exatos 1s. A quatro segundos das Mercedes, Massa e Bottas eram separados pela mesma diferença. Lá atrás, Vettel, que largou dos boxes, só havia ganhado uma posição e reclamava da falta de falta de aderência.
Massa e Ricciardo abriram o trabalho nos boxes entre os ponteiros na volta 15. Após a primeira rodada de pit stops, Rosberg se manteve a frente de Hamilton na liderança. Massa seguiu em terceiro, enquanto seu companheiro Bottas perdeu o quarto lugar para Ricciardo. Nesse meio tempo, Hulkenberg abandonou, encerrando a participação da Force India na prova.
Como reflexo do acidente de Jules Bianchi no GP do Japão, a direção de prova penalizou Vergne, Maldonado e Gutiérrez com cinco segundos por não ter desacelerado o suficiente durante o período de Safety Car. As punições podem ser cumpridas durante uma parada nos boxes.
Depois de sair dos boxes 2s4 atrás de Rosberg, Hamilton foi tirando a diferença rapidamente. O bote veio na volta 24. O britânico botou de lado no fim da reta oposta, freou dentro da curva 12 e não deixou espaço para o alemão fazer a curva, assumindo a ponta. A seis segundos de Nico, Massa se mantinha em terceiro, e abria vantagem para Ricciardo, o quarto.
Na segunda rodada de pit stops, Ricciardo voltou a se dar bem, tomando a terceira posição de Felipe Massa, após a Williams demorar no trabalho dos boxes do brasileiro. Hamilton parou uma volta antes de Rosberg, mas retomou a liderança assim que o alemão fez sua parada.
Mesmo tendo largado do fim do grid, Vettel conseguiu entrar na zona de pontuação. Apesar de não conseguir imprimir um ritmo forte, o tetracampeão conseguiu fazer algumas ultrapassagens e se beneficiou de alguns abandonos.
Hamilton construiu cerca de 3s de vantagem para Rosberg e administrava a liderança com tranquilidade. Enquanto isso, Massa forçava o ritmo tentando se aproximar de Ricciardo para lutar pelo pódio.
Sem sustos, o inglês cruzou a linha de chegada em primeiro, para conquistar sua décima vitória na temporada. Rosberg completou a dobradinha da Mercedes. Massa não alcançou o australiano da RBR e recebeu a bandeirada em quarto. Bottas terminou em quinto. Alonso, Vettel, Magnussen, Vergne e Maldonado completaram o top 10.

G 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.