CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MURILO AGUIAR EM MEMÓRIA



HISTÓRICO DA E.E.M. DEPUTADO MURILO ROCHA AGUIAR

Ex-deputado estadual Murilo Rocha Aguiar 

- DEPUTADO MURILO ROCHA AGUIAR –
 Comerciante.  Nasceu a 25 de novembro de 1914, em Camocim.Filho de Vicente de Paula Aguiar e de d. Iracema Rocha Aguiar. Feitos os estudos primários, veio para Fortaleza estudar no Colégio «Castelo Branco», seguindo, depois, para Sobral, onde continuou os secundários, até 1928.
Deixando os estudos, dedicou-se ao comércio, estabelecendo-se em 1931 em Reriutaba (antiga Santa Cruz), de onde se transferiu em 1932 para Camocim, ali constituindo a firma individual Murilo Aguiar, uma das mais importantes do norte do Estado, tornando-se, ao mesmo tempo, figura de prol da sociedade, no seio da qual desfruta de arraigadas simpatias e de todo o conceito.
Tem ali exercido os cargos de Diretor da Associação dos Retalhistas e da Associação Comercial (que, atualmente, exerce), presidente do «Camocim Clube» e da Associação Comercial, cumprindo ressaltar que essa entidade das classes conservadoras foi fundada por seu avô, cel. Moysés Cavalcante Rocha, sendo a mais antiga daquela região, e seu primeiro presidente. Na solenidade comemorativa do 25º aniversário da sua fundação, e na qual Murilo Aguiar tomou posse na Presidência, ao ser lida a ata inaugural constatou-se a coincidência de se empossar, justamente um quarto de século depois, um neto do fundador.
Político, seguiu sempre à orientação tradicional de seu pai, filiando-se à União Democrática Nacional, sob cuja legenda foi eleito à Constituinte, em renida disputa.
O Deputado Murilo Aguiar casou-se a 14 de maio de 1937, em Camocim, com d. Maria Stela Rocha Aguiar, filha do cel. Antônio de Carvalho Rocha, que tem também, assento na presente Constituinte, havendo do matrimônio 5 filhos:
Maria Zelma, aluna do Inst. «Ruy Barbosa», de Fortaleza;
José Stélio;Maria Nuzia;Maria Claudia; e Murilo Aguiar Filho.
I – O cel. Vicente de Paula Aguiar é o 14º dos 20 filhos do cel. Manoel Florência de Aguiar e de d. Constância Ximenes de Aragão Aguiar, tendo do seu casamento com d. Iracema Rocha Aguiar 13 filhos, dos quais o deputado Murilo Aguiar é o segundo. Foi alto comerciante em Camocim, Prefeito Municipal, presidente da Câmara, presidente do Banco Auxiliar Agrícola, Diretor da Associação Comercial, chefe da firma V. Aguiar & Cia; e chefe político de grande prestígio, filiado ao Partido Democrata.
II – D. Iracema Rocha Aguiar é neta do cel. Manuel Francisco de Aguiar filho de Luiz Antônio de Aguiar (irmão de Antônio Vaz de Aguiar) e de d. Ana Joaquina de Aguiar. Seu pai, Cel. Moysés Cavalcante Rocha, ora residente em Fortaleza, e homem de altos conhecimentos, principalmente de assuntos genealógicos, foi Prefeito de Camocim, fundador, como se viu, da Associação Comercial daquela cidade e seu presidente em vários períodos sociais, e promotor de justiça ao tempo em que era juiz de direito da então comarca, o dr. José Joaquim de Oliveira Praxedes, sendo, também sócio da firma V. Aguiar & Cia.
É, assim, Murilo Aguiar o terceiro da família a ter assento na Assembléia.
Pertenceu à Comissão de Indústria e Comércio, por eleição de 22 de julho, em sessão ordinária.

Referências biográficas até o ano de 1947.
Foi fundador da Voz de Camocim.
Nasceram ainda os filhos: Francisco de Paula (deputado estadual da atual legislatura) e Antônio Alberto.
Reeleito em 1958, 1962, 1966 e 1982. Foi eleito Prefeito de Camocim em 1954. Ocupou a 2ª Secretaria em 1950; a 3ª em 1959 e 1963; e a 4ª em 1964.
Como homenagem dos deputados, foi dado o seu nome ao Auditório da Assembléia Legislativa do Ceará.
Murilo Aguiar faleceu, em Fortaleza, a 1° de março de 1985, antes de concluir seu mandato.FONTE:LITERÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.