CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

NOVEMBRO É AZUL


Tristeza Danada
Agnaldo Timóteo

Eu ontem vi seu retrato
Eu não me contive e logo comecei a chorar
Ai, ai, que tristeza danada!
Que saudade imensa essa sua ausência me dá

Peguei o meu telefone
Não tive coragem de telefonar pra você
Jurei por Deus te esquecer
Mas querer não é poder

O sono saiu correndo
Meu nervo abalado, minha casa não me cabia
Meu coração sofrendo
Minha saudade crescia

Vem me aquecer
Eu te darei o céu
É impossível viver sem você
Eu te amo, te amo, te amo

Vem pra ficar
Eu te darei o infinito
O amor é lindo e não deve morrer
Vem pra ficar comigo

Vem me aquecer
Eu te darei o céu
É impossível viver sem você
Eu te amo, te amo, te amo

Vem pra ficar
Eu te darei o infinito
O amor é lindo e não deve morrer
Vem pra ficar comigoAa hora de um movimento internacional chamado de Novembro Azul, voltado à saúde masculina e à prevenção do câncer de próstata.

Mamãe Estou Tão Feliz (Mamma)
Agnaldo Timóteo

Mamãe estou tão feliz
Por que voltei pra você
Alguma coisa me diz
Que hoje eu volto a viver
Penso feliz ao seu lado
Viver distante por quê

Mamãe, só pra você eu cantarei agora
Mamãe, a solidão foi para sempre embora
Essas palavras de amor
Que digo nesta canção
Creia, mãezinha querida
Nascem no meu coração

Mamãe, a chama viva que me aquece é você
Toda minha vida
Eu só desejo ao seu lado viver
Sinto tremer sua mão
E a voz cansada falhar
Ao me fazer um carinho, mamãe
Numa canção de ninar
Sua cabeça esta branca
Mais há luz em seu olhar

Mamãe, só pra você eu cantarei agora
Mamãe, a solidão foi para sempre embora
Essas palavras de amor
Que digo nesta canção
Creia mãezinha querida
Nascem no meu coração
Mamãe, a chama viva que me aquece é você
Toda minha vida
Eu só desejo ao seu lado viver

Movimento quer conscientizar os homens sobre os perigos da doença. 

Foto: iStock, Getty Images


O movimento é uma parceria de diversas instituições ligadas à causa, cujo objetivo é orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce da doença.

Novembro Azul surge para conscientizar a população

Uma das motivações do surgimento do Novembro Azul é a estimativa atual de que o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama. Além disso, a doença tem um agravante: o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil.
Isso faz com que a estimativa dos institutos de pesquisa da área chegue ao número de que apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. O Novembro Azul é importante para acabar com esse preconceito, pois o diagnóstico precoce é fundamental para as chances de cura do câncer de próstata.
Atualmente, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado o que diminui as chances de cura da doença – que, se diagnosticada no início, tem uma taxa de 90% de possibilidade de cura.
A ideia é que o movimento consiga, com o passar do tempo, atingir uma dimensão tão grande quanto a atualmente tida no Outubro Rosa. Hoje, centros de referência da mulher recebem as pacientes encaminhadas pelo programa de saúde da família, o que agiliza seu atendimento.
Já o homem, se tiver suspeita de alguma doença, é encaminhado aos ambulatórios de especialidades e aguardará, talvez, meses para ter uma primeira consulta.

Novembro Azul tem apoio da Sociedade Brasileira de Urologia

Para isso, assim como é feito no outubro rosa, a Sociedade Brasileira de Urologia busca trazer à tona o Novembro Azul por meio da iluminação de pontos turísticos em diversas capitais brasileiras. As ações da campanha ainda englobam a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o Campeonato Brasileiro.
Se você é homem, faça sua parte se submetendo ao exame de toque, que é comprovadamente mais eficaz que o exame de sangue. Se você é mulher, dê o seu apoio à causa: mostre aos homens ao seu redor que a vergonha não deve ser em fazer o exame, mas sim em perder para essa doença silenciosa.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens e a sua detecção precoce é fundamental para seu tratamento. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.
A recomendação, com base nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos, é que o exame de toque retal   deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família, e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.


TERRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.