CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A FALTA DE VITAMINA D

Falta de vitamina D pode causar depressão sazonal Reprodução/Reprodução
 
Foto: Reprodução
 
 
A deficiência de vitamina D não é apenas prejudicial para a saúde física, mas também pode impactar a saúde mental, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Georgia. O estudo encontrou uma ligação entre depressão sazonal — tipo de doença que atinge as pessoas na entrada das estações — e falta de luz solar.
— Em vez de ser um dos muitos fatores que levam à doença, a vitamina D pode ter um papel determinante no desenvolvimento da depressão sazonal — disse Alan Stewart, da Universidade da Georgia.
Stewar e seus colegas realizaram uma revisão de mais de cem artigos que sugerem essa relação entre a vitamina D e a depressão sazonal.
— Acreditamos que o transtorno sazonal pode afetar até 10% da população, dependendo da localização geográfica — explicou.
Segundo o pesquisador, "as pessoas com depressão sazonal têm os mesmos sintomas a cada ano, geralmente começando no outono e indo até o inverno". O estudo mostrou que a falta de vitamina D é determinante para o desenvolvimento da doença.
— Há várias razões para isso, inclusive o fato de que os níveis de vitamina D variam no corpo sazonalmente. Por exemplo, os estudos mostram que há uma defasagem de cerca de oito semanas entre o pico da intensidade de radiação ultravioleta e o início da depressão, o que sugere que o organismo leva um tempo para que a radiação seja processada em vitamina D — afirmou.
A vitamina D também está envolvida na síntese de serotonina e dopamina no cérebro, hormônios que, em grande quantidade, "combatem" a depressão, de acordo com os investigadores.
O estudo também concluiu que níveis adequados de vitamina D são essenciais na manutenção da saúde óssea. Baixos níveis da vitamina podem causar osteomalácia em adultos e raquitismo nas crianças. As duas doenças estão relacionadas ao enfraquecimento dos ossos.


DIÁRIO CATARINENSE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.