CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 28 de março de 2015

DE OLHO NA NATUREZA E DO QUE É BELO


Biólogo registrou imagem da harpia em Derrubadas | Foto: Dante Meller / Divulgação / CP

Uma harpia, ave de rapina considerada em extinção no Rio Grande do Sul foi fotografada esta semana no Parque Estadual do Turvo em Derrubadas, na região Celeiro. 
O registro foi feito pelo biólogo e gestor do parque, Dante Meller. “Ela estava numa árvore no interior do parque quando fizemos o registro”, contou Meller. "A harpia, segundo o biólogo, é uma ave que fascina a todos em razão do seu tamanho, sua altivez, força e raridade. Estes são alguns dos atributos que lhe conferem um status mítico entre as aves”, afirmou Meller.

O biólogo disse que a harpia é também denominada de gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro. “A harpia é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso que pode alcançar os 10 kg”, relatou Meller.

O Parque Estadual do Turvo possui uma área de 17,4 mil hectares. Segundo dados da secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, essa unidade de conservação abrigar mais de 700 espécies de plantas, cerca de 290 espécies de aves, além de dezenas de espécies de mamíferos de médio e grande porte, dentre as quais muitas espécies raras e/ou ameaçadas.

No parque está localizado o Salto do Yucumã, no rio Uruguai, divisa com a Argentina, a maior queda d'água longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão e até 20 metros de altura. 

C do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.