CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 4 de abril de 2015

CHOCOLATES


 o chocolate ajuda a melhor o LDL, o colesterol ruim (Foto: Thinkstock)

Para você comer chocolate nesta Páscoa e não se arrepender depois, Marie Claire pediu que Theo Webert, nutriendocrinologista de  Giovanna Ewbank, Grazi Massafera, Giovanna Antonelli e Anitta, esclarecesse 8 mitos e verdades sobre o alimento, como se de fato ele causa acne, se o amargo é uma opção mais saudável, se a versão diet engorda... Aqui, confira a resposta para essas e outras dúvidas.
1. Chocolate ajuda a melhorar o humor
As substâncias encontradas no chocolate ajudam até mesmo a controlar aansiedade e diminuir o estresse. "O chocolate é rico em magnésio e triptofano, um aminoácido responsável pela síntese da serotonina e endromina que são hormônios responsáveis pelo bem-estar, agindo diretamente no humor", explica o especialista. "Estudos recentes comprovam que quando consumidos no início da manhã e no final da tarde diminuem o nível de cortisol, o hormônio do estresse."
2. Chocolate causa acne
O chocolate não tem ligação direta com o surgimento da acne. "Os estudos ainda são muito controversos, mas o que se aposta hoje é que o chocolate não causa acne, mas sim a gordura contida nele aliada a outros fatores, como aumento da oleosidade da pele ou até mesmo distúrbios hormonais."
3. Chocolate é pobre em nutrientes
O chocolate tem, sim, substâncias benéficas para a saúde. "Ele é rico emantioxidantes, principalmente aqueles que têm mais cacau, além dos flavonoides que contêm cromo, ferro, fósforo, magnésio, potássio e cafeína."
4. Chocolate diet engorda
"O termo diet se aplica a alimentamos que participam de dietas pobres em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras. O chocolate diet não possuiaçúcar, mas isso não significa que ele não tenha carboidratos que estimulam a liberação de insulina, um dos principais hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura, ou seja, mesmo sendo diet, ele pode engordar."
 5. Chocolate aumenta o colesterol ruim
Pelo contrário, o chocolate ajuda a diminuir o LDL, o colesterol ruim. "Ele é rico em flavonoides, especialmente epicatequina, que é um poderoso antioxidante. Eles fornecem ao corpo diversos benefícios por controlar os radicais livres, como  proteção contra câncer, proteção do sistema cardiovascular, da pressão arterial e, além disso, melhora o colesterol ruim."
6. Quanto mais cacau, mais benéfico o chocolate é para a saúde
"A quantidade de cacau presente nos chocolates representa o quão 'puro' ele é, quanto mais cacau, maior o nível de triptofano e de antioxidantes, que atuam diretamente no controle da pressão arterial, prevenção do câncer, proteção de oxidação da pele quando exposta ao sol, proteção cerebral, melhora o nível do colesterol ruim e na sensação de bem-estar."
7. Chocolate amargo ajuda a emagrecer
Se está querendo perder alguns quilinhos, mas ainda assim não dispensa um doce, aposte no chocolate amargo, pois ele realmente irá ajudá-la a controlar o consumo de calorias. "O chocolate amargo possui no mínimo 70% de cacau em sua composição, além de não possuir leite e ter uma menor quantidade de gorduras. Como o cacau é rico em triptofano, ele proporciona aumento do nível de serotonina, que irá melhorar o humor e consequentemente você conseguirá controlar mais facilmente o ataque às calorias extras, ajudando no processo deemagrecimento."
8. Chocolate faz mal para o coração
"O chocolate amargo, que tem mais cacau em sua composição, é rico em flavonoides, antioxidantes que protegem o coração. Além disso, quando é retirada a amêndoa do cacau para fazer o chocolate, dela é extraído o pó amargo e a manteiga de cacau que contêm gorduras boas, as poli-insaturadas, que atuam na proteção cardíaca."

MARIE CLAIRE / via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.