CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 4 de abril de 2015

ENSINO RELIGIOSO PARA 2015


OBJETIVO DO 1º BIMESTRE: Facilitar o conhecimento sobre a etimologia, o sentido da palavra religião e sua classificação,função e elementos constitutivos.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas

CONTEÚDOS:
O sentido da palavra religião;
Funções elementares da religião;
Classificação das religiões;
Elementos constitutivos da religião;
Religião e religiosidade;
A percepção da transcendência;

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual a diferença entre religião e religiosidade?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Mensagem de boas vindas  ao ano letivo de 2008: Lápis e Borracha na mão
  • Objetivo da série: registrado no caderno
  • Formas de avaliação negociada com os educandos
  • Dinâmica da colcha de retalhos : Fazer um debate e confeccionar uma colcha para fazer um painel ( Texto de Inês Boshuis)
  • Texto para estudo: Classificações das religiões e Funções elementares da religião
  • Problematização para aula seguinte: a religião sempre existiu?
  • Pesquisa do significado da palavra TRADIÇÃO e RELIGIÂO ( pedida com antecedência ao estudo dos textos)
  • -Sublinhar as palavras que são desconhecidas
  • -Listar as palavras no quadro
  • -Quem souber o significado das palavra listadas ajudará a professora na elucidação das dúvidas
  • Produzir dois a dois uma teia semânticas baseado nos textos estudados ( Bem colorida, cada palavra de uma cor para diferencias as ligações)
  • A dupla  que produzir de forma mais organizada, com maior número de palavras relacionada aos textos e apresentar a classe  receberá uma caixa de bis.
  • Pesquisa de nomes das pessoas da família que possuem sentido religioso, nome dos bairros ou ruas da cidade quem tem nome religioso.
  • Cada educando deverá escolher um desses nomes e pesquisar sua biografia e apresentar à turma em power paint no data shwou
  • Debate de diferença entre religião e religiosidade
  • Fazer paralelo da religiosidade de seus avós, pais e sua.
  • Construir um quadro comparativo
  • AVÓS – PAIS – VOCÊ :
  • -Quem é Deus? –
  • -Como você se comunica com ele e com que freqüência?
  • - Participar da sua comunidade de fé ( igreja ) é importante por quê?
  • Pedir antecipadamente aos educandos que tragam músicas, poemas, mensagens em power paint para ver ouvir e analisar como Deus é apresentado hoje.
  • Música para refletir: O vento ( Grupo Tradição), Deus é muito mais ( P. Zezinho) , Um de nós
  • Produção de um poema coletivo com o Título Deus é... – Publicar no jornal Correio Lageano.
  • Pesquisar os nomes dados à Deus pelas  tradições religiosas ao longo dos tempos.


AVALIAÇÕES:

Produção da colcha de retalhos ( será dado uma aula para execução, organização)
Destaque das palavra que são desconhecidas no texto ( envolvimento na elucidação das dúvidas)
 Produção da teia semântica
Pesquisa e apresentação  dos nomes dados a nomes de bairros ruas e pessoas com sentido religioso
Trabalho de pesquisa e apresentação em grupos : músicas, poemas e nomes dados a Deus nas diversas tradições religiosas.

 OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Possibilitar uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento com o transcendente.

CONCEITOS: Conhecimneto  Elaborado – Caminhos de Reintegração

CONTEÚDOS:
Família: educando na religião;
Crescendo assumindo compromissos;
Ritos de passagem ( adolescência)

PROBLEMATIZAÇÃO:
Adolescente ou aborrecente?
 O que é ato infracional ou indisciplina?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Iniciar a discussão apresentando os diversos modelos de família
  • Construir junto aos educandos o DNA Herança Genética, para aprofundar o conceito de tradição e valores religiosos. Perceber suas semelhanças diante as  características herdadas.
  • Dramatizar: uma família que dialoga, uma que é autoritária, a despreocupada, a tradicional e a moderna.
  • Passar no data show a mensagem Pais Maus, A Vida Transfere, e-mail que Choca
  • Ouvir a música família do grupo Titãs e refletir sobre a letra que retrata os costumes das famílias.
  • Qual o modelo de família mais indicado hoje?
  • Ler e debater o papel da família nas tradições religiosas
  • Montar em sala um mural com fotos das famílias dos educandos
  • Desafiar os educandos para juntos assumirmos algum compromisso. Será listado no quadro sugestões de compromissos exemplo: com a escola , com a comunidade, com a família.
  • Definir o conceito de adolescência e puberdade
  • Texto para estudo sobre rito de passagem para adolescência em algumas tradições religiosas.
  • Confeccionar um álbum de adolescente e trabalhar todas as etapas desde o significado de seu nome, quem escolheu...
  • Fazer uma devolução dos trabalhos para as famílias

AVALIAÇÕES:
 Produção do DNA herança genética e apresentação
Trabalho em grupo: tramatização
Envolvimento nos debates e respeito a fala dos colegas e explanação da professora
Produção do mural
Produção do álbum de adolescente com criatividade.

 OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Compreender que cada tradição religiosa possui suas características, gestos e palavras que dão sentido as suas práticas e as respostas à vida além da morte.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Conhecimento Revelado – Caminhos de Reintegração.

CONTEÚDOS:
Algumas características das religiões;
Lugares sagrados;
Gesto e palavra;
A vida após a vida;
Vida e morte nas tradições religiosas

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual o gesto que identifica sua tradição religiosa?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Registrar no caderno o texto: características das religiões
  • Ler e debater as características
  • Pesquisar na internet ou em revistas imagens dos lugares considerados sagrados para as religiões e por quê?
  • Encenar alguns  temas somente com gestos
  • Identificar juntos aos educandos quais os gestos mais usados nas celebrações religiosas
  • Quais as palavras proferidas durante as cerimônias religiosas e qual sua importância para os fiéis.
  • Pedir para que os educandos pesquisem o que é um EPITÁFIO?
  • Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
  • Distribuir textos em grupos sobre os rituais fúnebres de algumas tradições religiosas  e fazer apresentação.
  • Texto como as religiões explicam a vida após morte
  • Saída a campo pra pesquisar no cemitério municipal alguns epitáfios e o número de jovens mortos.
  • Socialização da pesquisa em classe  e se possível apresentar para um grupo de outra escola publicar no jornal Correio Lageano.
  • Combinar com a professora de ensino religioso de outra escola.

AVALIAÇÕES:
Resultado da pesquisa sobre os lugares sagrados
Apresentação dos rituais fúnebres
Envolvimento, organização e respeito na saída de campo
Socialização da pesquisa de campo será feita oralmente

 OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Conhecer como se organizam as religiões ocidentais e orientais. Perceber suas diferenças e seus valores.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado- Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas.

CONTEÚDOS:
Hinduísmo;
Budismo;
Cristianismo;
Islamismo;
Espiritismo;
Confucinismo;
Xintoísmo.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Posso respeitar o que não conheço?
Qual a diferença entre respeito e reverência?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Apresentação do texto em lâmina: Religiões ocidentais e orientais
  • Pesquisa trabalhada em duplas na  e na internet da escola sobre ou em livros trazidos pela professora:
  • Origem, fundador, festas, máximas, rituais, Deus, símbolo, lugar sagrado e livro sagrado das religiões
  • Apresentação da pesquisa em power paint ou em álbum seriado.


AVALIAÇÕES:
Organização durante as pesquisas;
Apresentação da pesquisa;
Apreciação das pesquisas dos colegas.
Apresentação da lista do que atrapalha  a qualidade de vida e a solução segundo sua tradição religiosa.

OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Compreender e analisar os ritos presentes na vida, seus valores, seus ensinamentos, suas semelhanças e diferenças para tradição religiosa.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
Os ritos presentes na vida..
Nossa escala de valores
Gostar de si mesmo é legal
Alegria de conviver.

PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é rito?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematizar: O que é rito? Para que serve? Você já participou de algum?
  • Conversar sobre o ritual que fazemos todos os dias.
  • Ler e discutir os rituais religiosos.
  • Encenar alguns rituais religiosos:
  • - Batismo
  • - Casamento
  • - Morte
  • - Meditação
  • - Benzedura
  • - Confissão
  • - Advinhação
  • Promover um correio eletrônico com educandos de escolas de outras tradições religiosas e trocar informações sobre a importância dos ritos religiosos para os jovens.
  • Confeccionar um auto retrato:
  • Cabeça- duas idéias força que te motivam na vida
  • Boca – duas expressões ditas por você das quais você se arrependeu.
  • Olhos – duas cenas vistas por você que mais te impressionaram.
  • Coração – dois sentimentos fortes que alimenta aqui e agora.
  • Mãos – duas ações inesquecíveis realizadas por você.
  • Pés – dos objetivos que você deseja alcançar na vida.
  • Em plenário, cada educando apresta os valores percebidos na partilha dos membros.
  • Pedir com antecedência que tragam propagandas de alguns produtos que possuem valor.
  • Pedir que fação uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escreverem o que mais tem valor para eles.
  • Comparar com as propagandas se possuem os mesmos valores.
  • Fazer um folheto para distribuir na praça local  fazendo propaganda dos produtos de suas escalas de valores ( pedir patrocínio para a confecção dos folhetos) .
  • Problematizar; Voce se magoa e se irrita quando alguém desvaloriza sua experiência e seu modo de pensar?
  • Confeccionar um óculos de papel e usar durante a aula.
  • Leitura do texto: A luneta distorcida
  • Atividade  em duplas: A dupla deverá citar alguma situação que alguém tenha sofrido de ridicularização ou desprezo.
  • Um preconceito que tinha, em relação a alguém, e depois descobiu que estava cometendo uma injustiça.
  • O que você gostaria de mudar em você?
  • O que mais gosta em você?
  • O que você gostaria que as pessoas gostassem em você?
  • Ler, refletir e trabalhar em grupos o texto: Homem: as viagens de Carlos Drummond de Andrade.
  • Apresentar o texto em forma : slid , colagem , tramatização, fantoche, cartaz destacando as palavras chaves, desenhos, explicação e modelagem.

AVALIAÇÃO:
Apresentação da encenação ( envolvimento e responsabilidade para com o grupo);
Confecção do auto retrato e apresentação.;
Produção da escala dos valores  e dos folhetos;
Confecção dos óculos de papel e seu uso em sala;
Atividade em dupla;
Auto avaliação quanto as atividades realizadas no bimestre.


OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Possibilitar o conhecimento das tradições religiosas indígenas, afro-basileira e cristã  do Brasil e sua implicação no inconsciente coletivo.

CONCEITOS: Diversidade das Práticas- Conhecimento Elaborado -Caminhos de Reitegração

CONTEÚDOS:
Tradição Indígena;
Sincretismo afro-brasileiro;
Cristianismo no Brasil;
Religiosidade da região serrana.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Sincretismo o que é isso?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Leitura e debate sobre o texto: O Mundo Religioso dos indígenas
  • Leitura do mitos indígenas:  A terra sem males e O Kuarup
  • Apresentar a mensagem em data show : A tua canção
  • Os educandos deverão apresentar em forma de fantoches um mito indígena ( produzir fantoches com o rolinho de papel higiênico)
  • Pedir antecipadamente que os educandos tragam o conceito de sincretismo para próxima aula.
  • Desmistificar preconceitos sobre Umbanda  e Candomblé;
  • Dinâmica do texto da Pipoca de Rubem Alves – ( alimento usado nos terreiros de candomblé)
  • Com antecedência providenciar os pacote de pipoca.
  • Refletir sobre a transformação que o milho passa para se tornar alimento.
  • Pesquisar  e visualizar na internet os principais orixás e sua funções.
  • Problematizar: Como surge e com quem surge o Cristianismo no Brasil?
  • Ver junto a turma quais as igrejas cristãs que os alunos fazem parte, em que se diferem e em que são semelhantes;
  • Convidar alguém das igrejas dos alunos para falar sobre a história de sua igreja.
  • Estudar sobre a formação da religiosidade serrana.( São João Maria, José Maria , messianismo) . Pedir auxílio ao professor de geografia e história.
  • Apresentar os estudos em seminários.

AVALIAÇÕES:
Pesquisa do conceito de sincretismo;
Confecção e apresentação dos mitos indígenas em forma de fantoches;
Resultado da pesquisa sobre os orixás;
Trabalho em dupla para estudo e apresentação sobre a religiosidade da região serrana.


OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Fazer paralelo entre alguns textos sagrados, pra perceber a dimensão humana e o sentido da vida além morte.

CONCEITOS: Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
Textos sagrados;
Palavra, arma de amor;
Dimensão essencial da pessoa humana;
Como as religiões explicam a morte?

 PROBLEMATIZAÇÃO:
Existe vida na vida? Existe vida além morte?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematizar: O que é um texto? Como se produz um texto? Todos os textos são iguais? São escritos?
  • Nomear os textos sagrados conforme as tradições religiosas.
  • Diferenciar textos escritos de textos orais;
  • Trazer para a turma alguns textos sagrados: Bíblia evangélica e católica, Alcorão, Livro dos Espíritos, Evangelho segundo Allan Cardek e fragmentos de outros livros.
  • Dividir a turma em trios onde cada grupo fará um cartaz sobre um trecho dos livros sagrados estudados.
  • Passar o texto : Religiosidade: Dimensão da pessoa humana.
  • Ler,debater e propiciar aos educandos um momento de discusaão sobre o significado religioso e antropológico do Poema : Salvação
  • Fazer no caderno um quadro escrevendo três atividades que você pode realizar dentro das dimensões: Humano-afetiva , Intelectual e Espiritual;
  • Problematizar: Quando morremos o que acontece conosco? Existe vida após a morte?
  • Fazer levantamento junto a turma de quem já perdeu um ente querido?
  • O que sentiu e como a sua religião explica a morte.
  • Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
  • Pesquisar como é feito os rituais fúnebres de algumas tradições religiosa e quais explicações são ensinadas aos seus fiéis sobre a morte.
  • Apresentar a pesquisa em power paint.

AVALIAÇÕES:

Avaliação descritiva sobre textos escritos e orais
Avaliação dos cartazes
Resultado das pesquisas sobre rituais fúnebres em power paint
Auto avaliação anual
Avaliação sobre as aulas de Em. Religioso e a didática da professora

 AVALIAÇÃO

            A avaliação do Ensino Religioso já é encaminhada no momento em que são estabelecidas as formas de atingir os objetivos. Pressupõe um caráter inclusivo onde o educando se aproxima ou não da experiência de aprendizagem. É processual e qualitativa tanto para o educando como para o educador e para  a escola, o que quer dizer que é a avaliação no processo e do processo ensino-apredizagem.

Instrumentos possíveis para efetivar a avaliação:

-          Observação sistemática (registro diário);
-          Análise das produções dos educandos;
-          Respeito e reverência pelas diferenças;
-          Responsabilidade nos trabalhos em grupos e individuais;
-          Caderno em dia e em ordem;
-          Avaliação escrita e
-          Auto avaliação.

CRONOLOGIA:
  
           A cada conceito abordado trabalharemos em média 2 aulas de 45 minutos. Sendo que se não for possível terminar o conteúdo e as atividades propostas podem-se prolongar até atingir ao objetivo determinado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS


ALVESRubem . Conversa com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.

BOF, Leonardo. Vida para além morte. 7 ed., Petrópolis: Vozes, 1982.

CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. 7 ed., Rio de Janeiro: Editora Gráfica Universal Ltda. 1992.
FONTE:http://projetosefotc.blogspot.com.br/2010/09/plano-de-ensino-da-disciplina-de-ensino.html

Um comentário:

  1. RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - 23
    A PERCEPÇÃO DA TRANSCEDÊNCIA - 30

    ResponderExcluir

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.