Lewis Hamilton não deu espaço para surpresas e cravou a pole-position para o GP da China, neste sábado. As Mercedes sobraram e foram as únicas a virar na casa de 1min35s. Nico Rosberg, desta vez, não deu mole para o colega de equipe e ficou a milésimos do 1min35s782 anotado pelo britânico. O terceiro posto veio numa briga intensa em que Sebastian Vettel superou Felipe Massa para largar em terceiro.
O brasileiro teve um dia positivo, depois de muita dificuldade na sexta-feira, com problemas e uma batida. Superou no braço o companheiro Valtteri Bottas e, de lucro, a outra Ferrari de Kimi Raikkonen para largar em quarto. O finlandês errou muito com o carro saindo de frente na sua volta e amargou o sexto posto.
Daniel Ricciardo tentou de tudo com a Red Bull, que chegou a abrir o compartimento do motor para alteral algumas programações eletrônicas. Ainda assim, os touros ficaram longe das Mercedes e ele partirá do sétimo lugar. Ainda assim, sua vida foi melhor que a do colega Danyl Kvyat, que nem do Q2 passou. Em oitavo veio Romain Grosjean segurando a honra da instável, mas rápida Lotus.
Em seguida, uma das surpresas do dia. A Sauber foi guerreira e colocou seus dois pilotos no top ten. Felipe Nasr caprichou um pouco mais na volta e partirá em nono, com Marcus Ericsson em décimo. Boa chance de pontinhos para os suíços.
Aí veio a turma dos decapitados. O mais frustrado deles, Pastor Maldonado, com a traseira da Lotus dando coices. O venezuelano fez de tudo para domar o cavalo chucro, mas partirá mesmo no 11º posto. Kvyat vem logo atrás com a Red Bull ranzinza.
Desta vez, a Toro Rosso não conseguiu tirar coelho da cartola. Carlos Sainz foi discreto em 14º e Max Verstappen muito agressivo, mas com dois pneus quadrados de uma fritada na volta rápida, foi 13º. Sérgio Perez fechou com sua Force India a turma que passou ao Q2.
Logo atrás dele vai largar Nico Hulkenberg, o companheiro de equipe, com o mérito de superar apenas as McLaren e as Manor. É, a McLaren vai largar lá de trás novamente, mas nem tudo é sombrio. O déficit que era de dois segundos na Malásia, agora é de 1,7s, colocando Jenson Button e Fernando Alonso na briga.
Button foi um pouco melhor e vai largar em 17º, mas quem chegou mais perto de sair do Q1 foi Alonso. O espanhol vinha dois décimos mais rápido, exatamente o parâmetro de corte, mas deixou a traseira escapar antes do retão e ficou pelo caminho. As Manor conseguiram ambas entrar nos 107% do mais rápido e finalmente teremos um grid com 20 carros em 2015.
Confira os tempos:
01 | L. Hamilton | 12 | 1:38.285 | 1:36.423 | 1:35.782 |
02 | N. Rosberg | 12 | 1:38.496 | 1:36.747 | 1:35.824 |
03 | S. Vettel | 17 | 1:37.502 | 1:36.957 | 1:36.687 |
04 | F. Massa | 15 | 1:38.433 | 1:37.357 | 1:36.954 |
05 | V. Bottas | 15 | 1:38.014 | 1:37.763 | 1:37.143 |
06 | K. Räikkönen | 17 | 1:37.790 | 1:37.109 | 1:37.232 |
07 | D. Ricciardo | 18 | 1:38.534 | 1:37.939 | 1:37.540 |
08 | R. Grosjean | 20 | 1:38.209 | 1:38.063 | 1:37.905 |
09 | F. Nasr | 16 | 1:38.521 | 1:38.017 | 1:38.067 |
10 | M. Ericsson | 15 | 1:38.941 | 1:38.127 | 1:38.158 |
11 | P. Maldonado | 13 | 1:38.563 | 1:38.134 | |
12 | D. Kvyat | 13 | 1:39.051 | 1:38.209 | |
13 | M. Verstappen | 14 | 1:38.387 | 1:38.393 | |
14 | C. Sainz | 14 | 1:38.622 | 1:38.538 | |
15 | S. Pérez | 10 | 1:38.903 | 1:39.290 | |
16 | N. Hülkenberg | 6 | 1:39.216 | ||
17 | J. Button | 6 | 1:39.276 | ||
18 | F. Alonso | 8 | 1:39.280 | ||
19 | W. Stevens | 6 | 1:42.091 | ||
20 | R. Merhi | 8 | 1:42.842 |
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