CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 2 de maio de 2015

ENSINO RELIGIOSO PARA MAIO


Classificação das religiões;
Elementos constitutivos da religião;
Religião e religiosidade;
A percepção da transcendência;

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual a diferença entre religião e religiosidade?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Mensagem de boas vindas  ao ano letivo de 2008: Lápis e Borracha na mão
  • Objetivo da série: registrado no caderno
  • Formas de avaliação negociada com os educandos
  • Dinâmica da colcha de retalhos : Fazer um debate e confeccionar uma colcha para fazer um painel ( Texto de Inês Boshuis)
  • Texto para estudo: Classificações das religiões e Funções elementares da religião
  • Problematização para aula seguinte: a religião sempre existiu?
  • Pesquisa do significado da palavra TRADIÇÃO e RELIGIÂO ( pedida com antecedência ao estudo dos textos)
  • -Sublinhar as palavras que são desconhecidas
  • -Listar as palavras no quadro
  • -Quem souber o significado das palavra listadas ajudará a professora na elucidação das dúvidas
  • Produzir dois a dois uma teia semânticas baseado nos textos estudados ( Bem colorida, cada palavra de uma cor para diferencias as ligações)
  • A dupla  que produzir de forma mais organizada, com maior número de palavras relacionada aos textos e apresentar a classe  receberá uma caixa de bis.
  • Pesquisa de nomes das pessoas da família que possuem sentido religioso, nome dos bairros ou ruas da cidade quem tem nome religioso.
  • Cada educando deverá escolher um desses nomes e pesquisar sua biografia e apresentar à turma em power paint no data shwou
  • Debate de diferença entre religião e religiosidade
  • Fazer paralelo da religiosidade de seus avós, pais e sua.
  • Construir um quadro comparativo
  • AVÓS – PAIS – VOCÊ :
  • -Quem é Deus? –
  • -Como você se comunica com ele e com que freqüência?
  • - Participar da sua comunidade de fé ( igreja ) é importante por quê?
  • Pedir antecipadamente aos educandos que tragam músicas, poemas, mensagens em power paint para ver ouvir e analisar como Deus é apresentado hoje.
  • Música para refletir: O vento ( Grupo Tradição), Deus é muito mais ( P. Zezinho) , Um de nós
  • Produção de um poema coletivo com o Título Deus é... – Publicar no jornal Correio Lageano.
  • Pesquisar os nomes dados à Deus pelas  tradições religiosas ao longo dos tempos.


AVALIAÇÕES:

Produção da colcha de retalhos ( será dado uma aula para execução, organização)
Destaque das palavra que são desconhecidas no texto ( envolvimento na elucidação das dúvidas)
 Produção da teia semântica
Pesquisa e apresentação  dos nomes dados a nomes de bairros ruas e pessoas com sentido religioso
Trabalho de pesquisa e apresentação em grupos : músicas, poemas e nomes dados a Deus nas diversas tradições religiosas.

 OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Possibilitar uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento com o transcendente.

CONCEITOS: Conhecimneto  Elaborado – Caminhos de Reintegração

CONTEÚDOS:
Família: educando na religião;
Crescendo assumindo compromissos;
Ritos de passagem ( adolescência)

PROBLEMATIZAÇÃO:
Adolescente ou aborrecente?
 O que é ato infracional ou indisciplina?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Iniciar a discussão apresentando os diversos modelos de família
  • Construir junto aos educandos o DNA Herança Genética, para aprofundar o conceito de tradição e valores religiosos. Perceber suas semelhanças diante as  características herdadas.
  • Dramatizar: uma família que dialoga, uma que é autoritária, a despreocupada, a tradicional e a moderna.
  • Passar no data show a mensagem Pais Maus, A Vida Transfere, e-mail que Choca
  • Ouvir a música família do grupo Titãs e refletir sobre a letra que retrata os costumes das famílias.
  • Qual o modelo de família mais indicado hoje?
  • Ler e debater o papel da família nas tradições religiosas
  • Montar em sala um mural com fotos das famílias dos educandos
  • Desafiar os educandos para juntos assumirmos algum compromisso. Será listado no quadro sugestões de compromissos exemplo: com a escola , com a comunidade, com a família.
  • Definir o conceito de adolescência e puberdade
  • Texto para estudo sobre rito de passagem para adolescência em algumas tradições religiosas.
  • Confeccionar um álbum de adolescente e trabalhar todas as etapas desde o significado de seu nome, quem escolheu...
  • Fazer uma devolução dos trabalhos para as famílias

AVALIAÇÕES:
 Produção do DNA herança genética e apresentação
Trabalho em grupo: tramatização
Envolvimento nos debates e respeito a fala dos colegas e explanação da professora
Produção do mural
Produção do álbum de adolescente com criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.