CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 16 de agosto de 2015

CAINDO NAS TABELAS


(Foto: Divulgação)
 

Se tem uma coisa que já ficou bem clara na televisão, é que não importa o status de um apresentador ou a simpatia que o público tenha com ele; se a atração comandada não tiver um conteúdo que agrade o telespectador, a audiência não irá corresponder por muito tempo.

Na própria Record, Gugu é prova disso. Na sua reestreia na emissora, em fevereiro, o apresentador surpreendeu até os mais otimistas ao registrar 17 pontos de média. Monótono, sempre apostando no assistencialismo e apelo emocional, o programa do apresentador chega agora a registrar 5 pontos, menos da metade da audiência de estreia.
Gugu

Gugu

Isso já havia acontecido com Gugu na sua primeira passagem pela emissora em 2009, quando estreou com alta audiência, mas sem grandes atrações e criatividade, derrubou seus índices com o passar do tempo e acabou saindo do ar. Isso prova que o apresentador tinha um grande público. No entanto, por mais que seja considerado um dos melhores comunicadores do Brasil e possua bastante prestígio, Gugu não conseguiu e não consegue sustentar a audiência do programa apenas com a sua figura particular.

Esta afirmação de que o conteúdo é determinante para a audiência de um programa pode parecer óbvia para alguns. No entanto, queria destacar o discurso de alguns executivos da Record que vai na contramão disso. Durante o período de negociações da Record com Xuxa, surgiram algumas informações, de que houve um racha na direção da emissora. Alguns discordavam da assinatura de vínculo com a apresentadora. Já os que concordavam e se empenhavam na sua contratação, alegavam que Xuxa “é sinônimo de audiência”. A verdade é que o próprio passado recente da apresentadora contradiz isso. Um dos principais motivos para que a loira fosse parar na “geladeira” da Globo, foi a baixa audiência do seu último programa, o “TV Xuxa”.
 
“TV Xuxa”

Por cinco anos consecutivos (de 2008 a 2013), o programa “Estrelas”, comandado por Angélica, e que antecedia a atração de Xuxa aos sábados na Globo, chegou a registrar mais audiência que o “TV Xuxa” na média anual. Com um formato “frágil”, o programa comandado pela “Rainha dos baixinhos” ainda chegava a perder para o “Pica-Pau”, desenho da Record.

Agora, a emissora da Barra Funda promete uma “Xuxa como você nunca viu”. É praticamente certo que as primeiras edições do programa devem explodir na audiência, principalmente na estreia. Esta, aliás, é a edição fundamental para fisgar o público e fazê-lo decidir se será ou não uma boa opção para acompanhar a longo prazo. Porém, se o formato do programa seguir o clichê televisivo atual e não possuir boas atrações para o público durante cada edição, a tendência é que em pouco tempo, o “Xuxa Meneghel”, que estreia nesta segunda (17), apresente uma queda abrupta e gradual, a exemplo do próprio Gugu.

Xuxa é um das personalidades mais populares do Brasil e a Record usará isto a seu favor. No entanto, a emissora dos bispos não pode se apegar apenas a este fato e se esquecer que o que vale na televisão é o conteúdo e não apenas uma determinada figura. Os fatos estão aí pra provar isso.
 


TV FOCO

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