CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 23 de abril de 2016

LITURGIA DO SÁBADO 30

Dia 30 de Abril - Sábado

V SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do dia)

Antífona de Entrada
Sepultados com Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 16,1-10)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16 1 Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego,
2 que gozava de ótima reputação junto dos irmãos de Listra e de Icônio.
3 Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que o seu pai era grego.
4 Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
5 Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia.
6 Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia.
7 Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 Depois de haverem atravessado rapidamente a Mísia, desceram a Trôade.
9 De noite, Paulo teve uma visão: um macedônio, em pé, diante dele, lhe rogava: “Passa à Macedônia, e vem em nosso auxílio!”
10 Assim que teve essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial 99/100
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel e eternamente!
Evangelho (João 15,18-21)
Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando á direita de Deus Pai (Cl 3,1).



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 18 Disse Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.
21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
O ÓDIO DO MUNDO
            A vida de Jesus foi pontilhada de tensões provocadas pela insistente perseguição de seus adversários. Ele foi objeto de acolhida calorosa e agradecida, por parte de alguns, mas também foi rejeitado e odiado por outros. Sua morte colocou-se no contexto desta animosidade sistemática contra ele.
            O discípulo de Jesus não deverá contar com sorte diferente. Jesus alertava para o ódio que haveria de se desencadear contra seus seguidores, como havia se desencadeado contra ele. Neste sentido, o discípulo não tem por que se escandalizar nem desanimar, diante da provação. A opção pelo seguimento de Jesus comporta, necessariamente, esta dimensão.
            O ódio do mundo pode ser indício da autenticidade do testemunho da fé em Jesus. O mundo se levanta contra quem age de maneira contrária a seus princípios. Quem se deixa cooptar por ele, não precisa temer. Quem faz frente às suas seduções por causa do ideal de Jesus Cristo, será vítima de sua ferocidade.
            O presença do Ressuscitado na vida dos discípulos reforça a verdade de que eles não são do mundo e radicaliza a oposição entre eles e quem os odeia. Quanto mais o discípulo se deixa levar pela dinâmica da Ressurreição, tanto mais percebe sua inadequação com o mundo. Mas, apesar do ódio do mundo, o discípulo não teme, porque tem o Senhor a seu lado.



Oração
Senhor Jesus, revigora a minha fé para eu não ter medo de testemunhar a tua Ressurreição, apesar do ódio do mundo.


(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
FONTE:DOM TOTAL







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.