CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 28 de maio de 2016

GEOGRAFIA - PAÍSES DA AMÉRICA

1)  Nas opções abaixo , temos algumas afirmativas sobre as características gerais da AMÉRICA CENTRAL ISTMICA OU CONTINENTAL.    ASSINALE A AFIRMATIVA FALSA :


(   A  ) A América Central istmica é formada apenas pelo seguintes países : Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti, República Dominicana e Bahamas.

(  B   ) A América Central ístmica ou continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte  e a América do Sul.
(  C   ) A América Central istmica é formada apenaspelo seguintes países : Guatemala, Belize, Honduras, El  Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

2)  Sobre a divisão da AMÉRICA CENTRAL INSULAR (ILHAS),
ESTÁ  INCORRETA A SEGUINTE AFIRMATIVA :
(   A  ) É um conjunto de grandes e pequena ilhas também chamada de Antilhas ou Caribe
(  B   ) Costa Rica , Nicarágua , Cuba  e Bahamas são algumas das ilhas que compõem asGrandes  Antilhas.
(  C   ) As Grandes Antilhas inclui Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti e República Dominicana.

3) Sobre os aspectos populacionais  da AMÉRICA CENTRAL INSULAR ( CARIBE),podemos afirmar que :
I.    A presença do negro é marcante nas ilhas do Caribe, no Haiti, por exemplo, 90% da população é constituída por negros
II.   As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses.
III . A América Central Insular (Caribe) foi colonizada somente porespanhóis.                                                           
IV . Suas sociedades foram marcadas pela miscigenação entre diversas etnias e culturas, predominando nas ilhas a presença da etnia branca dos descendentes de espanhóis.

     SÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:    (   A  ) I e II               (    B )  II e  III                  (   C   ) I  e IV


4)       Sobre os aspectos populacionais  da América Central Insular ( Caribe), podemos afirmar que :

I - As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis,franceses , ingleses e holandeses . Suas sociedades formaram-se portanto, da miscigenação de diversas etnias e culturas.
II – A composição étnica da população das ilhas se formou por brancos de origem européia, por uma minoria indígena, uma minoria de negros , mas a presença marcante é de brancos descendentes dos colonizadores europeus.
III - A presença do negro é marcante nas ilhas do Caribe, no Haiti, por exemplo, 90% da população é constituída por negros.
IV- As capitais dos países caribenhos, como Havana (Cuba), Kingston (Jamaica) ,São José (Costa Rica) e São Domingo (República Dominicana), são as principais cidades do Caribe, nas quais se concentra a maioria da população.
V- A  Jamaica é o país mais populoso, com cerca de 11 milhões de habitantes.     
  
SÃO CORRETAS  APENAS AS  AFIRMATIVAS:    ( a ) I , III e IV        ( b ) I e II      ( c ) III e V

5)         SOBRE OS ASPECTOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA CENTRAL INSULAROU CARIBE, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA INCORRETA :
( a ) A agricultura é a principal atividade do Caribe, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar,cujo maior produtor é Cuba.

( b ) A produção agrícola da América Central Insular está voltada para o mercado interno, o que beneficia a produção de alimentos para  o abastecimento da população caribenha.
( c ) O fato de a agricultura América central Insular estar voltada para o mercado externo, a torna muito dependente das oscilações dos preços internacionais , bem como , torna-se necessária a importação de alimentos para o consumo da população local .
 
6)          As atividades financeiras e bancárias também se destacam na região do Caribe. São Locais onde algumas fortunas de origem duvidosa buscam o anonimato. Há hotéis cinco estrelas, lojas de grife e locais de luxo .Há ilhas como: Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas, que possuem bancos onde grandes somas de valores podem ser depositados sem que seja necessário declarar a origem do dinheiro. Além disso oferecem facilidades na documentação e cobranças de baixos impostos. Os depósitos também são protegidos por rigorosas leis que beneficiam os sigilo o bancário. ESSE TEXTO ESTÁ SE REFERINDO : ( assinale a resposta)


       ( a ) aos  “paraísos fiscais”     ( b ) aos  “ paraísos bancários”      ( c ) aos paraísos tropicais”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.