CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 28 de maio de 2016

GEOGRAFIA - SIMULADO SOBRE AS AMÉRICAS





gabarito em vermelho

QUESTÕES :  – Relevo e hidrografia do continente americano
11)    Atenção pessoal, vocês aprenderam que os aspectos do relevo do continente americano são bastante diversificados . Nas frase abaixo temos afirmativas sobre estas características , você deverá assinalar :  ( V ) PARA A(S ) VERDADEIRA(S)
 OU  ( F ) PARA A(S) FALSA(S):

 ( ATENÇÃO :  assinale  abaixo entre  a resposta  que preencha corretamente a coluna  de V ou F :
(...) na parte central encontramos grandes planícies e depressões como : Planícies Centrais, na América do Norte; as planícies e depressões na Amazônia, etc.
 (...) destacam-se quatro grandes formas de relevo: as altas cordilheiras do leste, as planícies e as depressões do centro, e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste.
(...) a costa do Pacífico, a oeste do continente, predomina um relevo montanhoso jovem com as cadeias montanhosas mais altas que estende-se desde o Alaska até o extremo sul do Chile.
(...) a costa do atlântico , a leste do continente, é constituída por planaltos e montanhas muito antigos como: as Montanhas Rochosas, Serra madre e Cordilheira dos Andes.
  ASSINALE A RESPOSTA :       ( a) F,F,V,V                      ( b ) V,V,F,V                   ( c) V,V,V,F   

2) Nesta questão , você deverá  numerar  a coluna  abaixo  de acordo com as  características das  formas de relevo  do continente americano : 
( 1 ) GRANDES PLANÍCIES E DEPRESSÕES       ( 2 ) PLANÍCIES LITORÂNEAS OU COSTEIRAS
( 3 ) COSTA DO PACÍFICO                               ( 4 ) COSTA DO ATLÂNTICO

(    ) Suas montanhas possuem grandes altitudes, onde o frio intenso praticamente inibe a ocupação humana.
(    ) suas formações rochosas recebem diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e Estados Unidos: Serra Madre, no México; e Cordilheira dos Andes na América do Sul
(    ) existem tanto na Costa do Atlântico como na Costa do Pacífico, sendo que na Costa Oeste são estreitas e na Costa Leste mais largas.
(    ) suas montanhas são antigas e possuem denominações locais como : Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches,nos Estados Unidos; Planalto da Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul.
(    ) são encontradas na região central do continente.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :
( a) 3 , 3, 2, 4, 1               ( b ) 3, 2, 3, 4, 1            ( c ) 4, 3, 1, 3, 1

3) Os cursos do rios do continente americano são agrupados em quatro vertentes. Vocês aprenderam que  “vertentes”são as formas de relevo de elevadas altitudes onde estão as nascentes dos rios, indicando para onde vertem ou fluem as águas de uma determinada área.

Nesta questão você vai numerar a coluna  abaixo de acordo com as características das vertentes : ( 2

( 1 ) vertente do Ártico              ( 3 ) Vertente do Golfo do México 
( 2 )  vertente do Pacífico          ( 4 ) Vertente do Atlântico

(     ) devido às vastas planícies, se caracteriza pelas grandes bacias hidrográficas, como a do Rio São Lourenço e a Amazônica.
(     ) agrupam os rios que nascem nas montanhas do oeste, que devido à proximidade do litoral são curtos e de corredeiras.
(     ) os rios permanecem congelados quase todo o ano devido ao frio polar.
(     ) forma a maior bacia hidrográfica da América do Norte, tendo como exemplo o rio Mississipi nos Estados Unidos.

A NUMERAÇÃO CORRETA É :
( a)  3, 2, 1,4               ( b ) 4, 2, 1, 3            ( c ) 4, 3, 1, 2


QUESTÕES :  – Clima e vegetação

4)    Vários fatores podem determinar o clima de uma região : a extensão em latitude, as diferentes altitudes e a influência dos ventos e das correntes oceânicas determinam uma grande diversidade climática no continente americano.  Explique como podem influenciar os seguintes fatores:

a) A latitude:_____________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O relevo:_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

             ESPERA-SE UMA RESPOSTA COM PELO MENOS UMA PARTE DESTE CONTEXTO
                 a) LATITUDE
- As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.
X- Assim, temos que: quanto mais as latitudes aproximam-se dos polos da Terra, menores são as temperaturas. Da mesma forma, quanto mais próximas as latitudes estão da Linha do Equador, maiores são as temperaturas.
X- Isso ocorre porque a região que abriga as áreas que estão mais ou menos próximas à Linha do Equador (chamada de região equatorial) recebe uma quantidade mais intensa de raios solares ao longo do ano, ao passo que as regiões polares (mais próximas dos polos sul e norte) recebem em menor intensidade o calor do sol.

                      B) RELEVO
Está associado diretamente com os fatores climáticos altitude e massas de ar, o relevo influência na temperatura e umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando  impede a passagem de massas de ar úmidas , deixando-as mais secas, é o caso do sertão nordestino.
Quando maior a altitude, menor a temperatura média do ar. Logo, em localidades de mesma latitude, porém em altitudes diferentes, apresentarão clima diferente, é o caso dos Andes com suas montanhas elevadas , frias e com neve ao lado da Amazônia, região ao nível do mar , uma floresta quente úmida .


5) Devido à longa extensão no sentido norte-sul, às enormes variações de altitude do seu relevo e as vastas massas de água, o continente americano apresenta grande variedade de climas e paisagens vegetais .
QUESTÃO : Você deverá numerar  a coluna de acordo com a característica de cada  tipo de clima :
               ( 1 ) SUBTROPICAL      ( 2 ) EQUATORIAL         
 ( 3 ) TROPICAL          ( 4 ) FRIO        ( 5 ) TEMPERADO  
(      ) a temperatura média anual é elevada, superior a 20ºC . As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco.
(      ) caracteriza-se pelas temperaturas médias anuais baixas; o verão é curto , o inverno é longo e a temperatura média anual não ultrapassa 10º C.
(      ) é o clima predominante no sul do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no centro e no leste dos Estados Unidos.
(      ) as estações do ano são bem definidas e as chuvas são mais concentradas no verão e na primavera.
(      ) é muito quente e úmido ; as chuvas são bem distribuídas o ano todo.
(      ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente. Com invernos amenos e verões quentes, tem temperatura média anual em torno de 18º C.

( a ) 3, 4, 1, 5, 2, 1    ( b ) 5, 1, 4, 5, 3, 2           (  c ) 3, 2 , 3, 5, 1, 1

6) O continente americano possui também uma grande variedade em suas formações vegetais,como tundra, floresta de coníferas, floresta temperada, pradaria, estepe,florestas pluviais, etc.
QUESTÃO : Numere as afirmativas de acordo com as formações vegetais citadas nas características dadas :  
(   1 ) DESERTOS    ( 2 )  TUNDRAS    ( 3 )   CONÍFERAS  

( 4 ) PRADARIAS    ( 5 ) TEMPERADA    ( 6 ) SAVANA

(   )   é a vegetação do extremo norte da América, onde predomina o clima polar. Trata-se de uma vegetação rasteira que aparece somente durante o verão polar.
(   )  é formada basicamente por gramíneas, podendo ocorrer alguns arbustos . No Brasil recebe o nome de campos, que ocorrem em maior quantidade no Rio Grande do Sul, embora seja encontrada em menor quantidade em outros estados.
(   )  as árvores desse tipo de floresta  eliminam as folhas antes da chegada do inverno. Sua diversidade de espécies não é muito grande.
(   )são áreas marcadas por intensa aridez, isto é , pela pouca ocorrência de chuva, onde as poucas plantas existentes são espinhosas ou com pequenas folhas e possuem raízes profundas.

(   ) apresenta campos com arbustos, plantas rasteiras e árvores esparsas(distantes) de troncos retorcidos e casca grossa. É uma vegetação característica de clima tropical semi-úmido, com uma estação chuvosa e outra seca.
(   )  também conhecida como Taiga ou floresta Boreal, é uma formação vegetal bastante homogênea, localizada em áreas de clima frio com baixas temperaturas e invernos longos e rigorosos.

( a ) 2, 1, 5, 3, 6, 4             ( b ) 2, 4, 5, 1, 6, 3     ( c ) 3, 2, 5, 1, 4, 6
FONTE:http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/2015/05/questoes-de-prova-de-geografia-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.