CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 24 de julho de 2016

SPAECE - MATRIZES DE LP

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA – SPAECE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO 2: LEITURA - HABILIDADES RELACIONADAS À LEITURA DE PALAVRAS, DE FRASES E DE TEXTOS. TÓPICO DESCRITOR 2.3 – Quanto à leitura de textos. 2.3.1 – Quanto à informação do texto verbal e / ou não verbal. D13 – Localizar informação explícita em textos. D14 – Inferir informação em texto verbal. D15 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D16 – Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. D18 – Reconhecer o tema ou assunto de um texto lido. D19 – Distinguir fato de opinião relativa a este fato. D20 – Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto. 2.3.2 – Quanto aos gêneros associados às sequências discursivas básicas. D21 – Reconhecer o gênero discursivo. D22 – Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros. D23 – Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador. 2.3.3 – Quanto às relações entre textos. D24 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema. 2.3.4 – Quanto às relações de coesão e coerência. D25 – Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para a sua continuidade. D26 – Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcados por conjunções, advérbios etc. 2.3.5 – Quanto aos recursos expressivos utilizados no texto. D27 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D28 – Reconhecer efeito de humor e de ironia. 2.3.6 – Quanto aos aspectos sociais da linguagem. D29 – Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.