CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 24 de julho de 2016

SPAECE - MATRIZES DE MATEMÁTICA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA – 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ – SPAECE TEMA I: INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES N° DESCRITOR  D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução de adição e/ou subtração envolvendo números naturais. D3 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução de multiplicação e/ou divisão envolvendo números naturais. D4 Resolver situação problema que envolva a operação de adição ou subtração com os números naturais. D5 Resolver situação problema que envolva a operação de multiplicação ou divisão com os números naturais. D6 Resolver situação problema que envolva mais de uma operação com os números naturais. D9 Resolver situação problema que envolva cálculos simples de porcentagem (25%, 50% e 100%). D13 Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional, em situação-problema. D14 Comparar números racionais na forma fracionária ou decimal. D15 Resolver problema utilizando a adição ou subtração com números racionais representados na forma fracionária (mesmo denominador ou denominadores diferentes) ou na forma decimal. TEMA II: CONVIVENDO COM A GEOMETRIA N° DESCRITOR DESCRITOR D45 Identificar a localização / movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas. D46 Identificar o número de faces, arestas e vértices de figuras geométricas tridimensionais representadas por desenhos. D47 Identificar e classificar figuras planas: quadrado, retângulo e triângulo destacando algumas de suas características (número de lados e tipo de ângulos). D52 Identificar planificações de alguns poliedros e/ ou corpos redondos. TEMA III: VIVENCIANDO AS MEDIDAS N° DESCRITOR DESCRITOR D59 Resolver problema utilizando unidades de medidas padronizadas como: km/m/cm/mm, kg/g/mg, L/mL. D60 Resolver problema que envolva o cálculo do perímetro de polígonos, usando malha quadriculada ou não. D61 Identificar as horas em relógios digitais ou de ponteiros, em situação-problema. D62 Estabelecer relações entre: dia e semana, hora e dia, dia e mês, mês e ano, hora e minuto, minuto e segundo, em situação- problema. D63 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. D66 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas ou não. TEMA IV: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO N°  DESCRITOR D73 Ler informações apresentadas em tabela. D74 Ler informações apresentadas em gráficos de barras ou colunas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.