CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A JUSTIÇA DOS HOMENS



O fato de prender e acorrentar o inocente já indica o desprazer para com ele. Mantê-lo preso, é uma forma de afastá-lo da multidão sedenta da verdade e da justiça, coisas distantes do coração de Herodes. João não era o profeta "bonzinho" e "prazeroso" para Herodes, mas seu inimigo. O testemunho de sua vida era como uma espada de dois gumes contra o rei e seu governo. A presença de João era como que uma enorme pedra no caminho de Herodes e de todos os que dele se aproximavam, bem como de todos aqueles que continuavam mantendo o povo debaixo de pesados fardos e escravos de uma forma corrupta de governabilidade. A liberdade interior do profeta afetava o âmago dos dirigentes de Israel. Somente eliminando o justo, eles poderiam continuar mais tranquilamente, pois achavam que sua presença poderia trazer conseqüências trágicas, talvez até uma revolução contra Roma.
A morte de João Batista é prefiguração do futuro de Jesus. João é precursor do Mestre de Nazaré até com sua morte. Todo o seu ser esteve voltado para o Senhor de Israel e para a vivência da verdade e da justiça. Dono de uma tremenda liberdade interior, tornou-se sinal de todos aqueles que se colocarem à serviço da vontade do Pai, seguindo, sem medo, Jesus Cristo, a Verdade única.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.