CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

MEDO DA JUSTIÇA




Segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Hoje a Igreja celebra a memória do martírio de são João Batista.
Mc 6,17-29
1. A partir dos versículos 14-16, tem-se uma introdução do texto acima, que evidencia duas coisas que certamente estremecem o mundo de Herodes, filho de Herodes o Grande, residente em Tiberíades, sendo governo da Galileia e da Pereia: João Batista, que foi degolado por ele e o possível reavivamento, do retorno à vida do profeta. Em Mc 6,14 há um acréscimo no modo como se apresenta essa introdução: "João Batista foi ressuscitado dos mortos, e por isso os poderes operam através dele. Já outros diziam: "É Elias. E outros ainda: É um profeta como os outros profetas. Herodes, ouvindo essas coisas, dizia: É João, que eu mandei decapitar, que ressuscitou". Em Lc 9,7, Herodes manifesta um forte interesse em conhecer esse profeta "redivivo". Ao lado desses tópicos, encontra-se, claramente, a crença na ressurreição, algo próprio do pensamento farisaico. Com isso, Mt, Mc e Lc estão afirmando, antecipadamente, a futura ressurreição de Jesus Cristo, que aqui tem seu prelúdio.
2. João Batista não era amado por Herodes. Estava preso e acorrentado (na prisão de Maqueronte) por que era um perigo para o rei, pois não temia denunciá-lo pelo adultério, uma vez que Herodes mantinha um caso com Herodíades, mulher do seu irmão. Segundo Mt, Herodes, diz o texto, queria matá-lo. Apesar de ter prazer em escutar o profeta, manifesta também um grande interesse em destruí-lo, não o fazendo por medo. Em Mc, não é Herodes que quer matar o profeta, mas Herodíades, que tinha rancor contra ele (6,9). Em Mt, parece haver uma contradição entre o versículo 5 e o 9, porque enquanto se diz em Mt 14,5 que Herodes quer matar João, em Mt 14,9 diz que o rei ficou triste com o pedido da filha de Herodíades. Pode-se pensar, também, que realmente Horodes querida matar João Batista, mas não tinha ainda elaborado um plano que o livrasse da multidão seguidora do profeta. Então, ao declarar à sobrinha que lhe daria até a metade do reino, e já sabendo das intenções de sua amante, mulher de seu irmão, Filipe, sendo ele um assassino, mascara seu "zêlo" pelo profeta com demonstração de tristeza, mas no fundo, era isso que gostaria que fosse feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.