CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 24 de setembro de 2016

BASE-TESTE DE ARTE

ESCOLA CARMELITA VERAS -27/09/2016
ESTUDANTE:
                               
                   ENTENDIMENTO DO TEXTO E DA EXPLICAÇÃO

11)      Marque V ou F (verdadeiro ou falso) e relacione com a alternativa correta:
“O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início as grandes tendências da arte do século XX”.
                                                        I.            Os Impressionistas buscavam observar o efeito da sombra sob os objetos;
                                                      II.            O Impressionismo teve início no século 18;
                                                    III.            O efeito da luz nas cores é o objeto de estudo e foco de trabalho dos impressionistas;
                                                    IV.            Os impressionistas não chegaram a formar uma escola ou sistema, mas revolucionaram a pintura à partir do século 20.
a)      (  ) F – F – V – V;
b)      (  ) F – V – F – V;
c)       (  ) V – V – F – F;
d)      (  ) F – V – F – V;
e)      (  ) V – F – V – F;

22)      Dentre os grandes pintores impressionistas podemos destacar:
a)      (  ) Monet, Manet e Renoir;
b)      (  ) Degas, Renoir e Manet;
c)       (  ) Monet, Renoir e Degas;
d)      (  ) Manet, Monet e Degas;
e)      (  ) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

33)      Marque verdadeiro ou falso para as frases sobre o pintor Renoir.
                                I.            A obra de Renoir foi influenciada pelo sensualismo e elegância do Rococó;
                              II.            Pierre Auguste Renoir gostava de pintar em estúdio fechado;
                            III.            Renoir foi o pintor menos popular dentre os impressionistas;
                            IV.            Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência: Ele e Monet pintaram a mesma cena;
a)      (  ) F – V – F – F;
b)      (  ) V – F – F – V;
c)       (  ) F – V – F – V;
d)      (  ) V – V – V – F;
e)      (  ) F – F – V – F;

44)      Qual foi a cena coincidente produzida por Renoir e Monet?
a)      (  ) Um piquenique no parque;
b)      (  ) Um passeio no zoológico;
c)       (  ) Um almoço na relva;
d)      (  ) Um dia no posto de saúde;
e)      (  ) Um grupo divertindo-se próximo a um rio.

55)      Sobre a obra “Fachada da Catedral de Rouen” podemos afirmar que (...).
a)      (  ) Comprova que a luz não provoca nenhum efeito sobre a obra;
b)      (  ) O artista a pintou em vários momentos do dia, registrando as diferentes impressões que lhe causava;
c)       (  ) Foi um quadro produzido em estúdio à partir de uma fotografia;
d)      (  ) Não foi pintada por Monet;
e)      (  ) Não faz parte do movimento impressionista.

66)      O Pontilhismo é a evolução do Impressionismo e sobre esta nova forma de pintar podemos afirmar que: ( Marque V ou F verdadeiro ou falso)
                                I.            Georges Seurat e Paul Signac aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica criando o Pontilhismo;
                              II.            Georges Seurat, em especial reduziu as pinceladas a um sistema de manchas uniformes que permitem perceber a cena;
                            III.            No Pontilhismo as figuras são representadas como fragmentos ou pontos;
                            IV.            É da pintura pontilhista que surge a ideia da impressão da imagem por meio da máquina.
a)      (  ) V – F – F – F;
b)      (  ) F – F – F – F;
c)       (  ) F – V – F – V ;
d)      (  ) V – F – V – V;
e)      (  ) F – F – V – F;

77)      Sobre o pintor Degas, marque a alternativa correta.
a)      (  ) Era francês e não participou do impressionismo pois desenvolveu um estilo diferente;
b)      (  ) Era um artista que relutava para não ceder a influência da fotografia;
c)       (  ) Em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial;
d)      (  ) Não valoriza o desenho.

88)      Em se tratando de construção com pontos, o que podemos marcar como alternativa?
a)      (  ) Nesse tipo de trabalho o que mais chama atenção é como o artista conseguiu criar áreas de luz e sombra;
b)      (  ) No quadro “Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte” os trajes são típicos do século 20.
c)       (  ) Os pontos são colocados pelo artista de forma aleatória;
d)      (  ) As obras são pintadas com pontos muito grandes;
e)      (  ) Monet era pintor pontilhista também.

99)      Sobre os procedimentos gerais dos impressionistas marque Verdadeiro ou Falso.
                                I.            As cores e tonalidades são obtidas pela mistura das tintas;
                              II.            A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento;
                            III.            As sombras devem ser escuras ou pretas como sempre foi representada pelos pintores até então;
                            IV.            As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para representar.
a)      (  ) F – F – F – V;
b)      (  ) V – V – F – F;
c)       (  ) V – F – V – F;
d)      (  ) F – V – F – V;
e)      (  ) F – V – F – F;

110)   Qual é causa da variação de cor nos quadros impressionistas?
aA)      (  ) O jogo de luz e sombra;
bB)      (  ) Mudança da luz solar;
C)       (  ) O contorno das formas;
dD)      (  ) O resultado do olhar humano;
eE)      (  ) Os pequenos pontos impressos na pintura.

GABARITO  APÓS O TEXTO DE NEOIMPRESSIONISMO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.