CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

BASE-TESTE DE HISTÓRIA


1.[.UF-CE] Dê o governo a essas duas classes ligadas ao grande comercio e a grande agricultura] toda a consideração,vincule-as por todos os modos a ordem estabelecida, identifique-as com as instituições do país, e o futuro estará em   máxima parte consolidado. Justiniano Jose da Rocha, 1843.   A frase expressa, no contexto da época, uma posição política
(a) liberal;        (b) republicana;
(c) conservadora;     (d) reacionária;     (e) democrática.
2. (UF-CE):“Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição.” Oliveira Viana A interpretação correta do trecho anterior, referente aos partidos de Segundo Reinado, seria:
(a) Buscavam integrar as massas ao processo político.
(b) Combatiam a estrutura escravista de produção.
(c) Separavam-se por profundas diferenças ideológicas.
(d) Distinguiam-se por expressarem o pensamento de setores sociais diferentes da população.
3.:- Os dois grandes partidos imperiais tinham ideias opostas, na política daquele tempo ,favorável e contra o Imperador. Justifique a afirmativa.
................................................................................................................................................
...............................................................................................................................................
4.:O Que foi a noite das garrafadas e quem saiu favorecido daquele evento?
................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................
5. A antecipação da maioridade de D. Pedro está vinculada politicamente a necessidade de:
................................................................................................................................................
................................................................................................................................................
6. Movimento ocorrido em Pernambuco, provocado principalmente pela crise econômica de cunho liberal e foi   influenciado também pelo socialismo utópico:
(a) Balaiada;       (b) Praieira;
(c) Cabanagem;     (d) Sabinada;    
7. O Imperador tinha grande influência na dinâmica
Político- partidária. Esta ascendência do monarca pode ser explicada devido:
(a) fraqueza dos partidos imperiais, que tinham quadros mal preparados politicamente.
(b) a natureza peculiar do parlamentarismo brasileiro, caracterizado pela subordinação do Legislativo ao Executivo.
(c) ao autoritarismo de Pedro II, que não permitia nenhuma autonomia política aos partidos imperiais.
(d) ao funcionamento precário do Parlamento brasileiro, com espaço político reduzido em função das restrições do   Ato Adicional.
8. :A sociedade imperial brasileira herdou varias influências européias. Alem do sistema métrico, no Segundo Reinado ,adotou-se na pratica o parlamentarismo no Brasil, por influência inglesa. No entanto, este diferia do inglês, uma vez que o:
(a) partido que detinha a maioria no Parlamento indicava o primeiro-ministro, que muitas vezes vetou determinados projetos de lei provenientes do poder imperial.
(b) gabinete não dependia inteiramente do Parlamento mas, principalmente, do Poder Moderado
(c) poder legislativo tinha autonomia política para indicar os membros do gabinete ministerial e para dissolver  quando este fosse incompatível com o Senado.
 (d) imperador acumulava as funções de monarca e de primeiro-ministro, previsto inclusive na Constituição de 1824.
9. A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada:
(a) ao apoio dado pelos liberais ao monarca de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito as áreas interioranas do país.
(b) a concessão de muitos poderes ao imperador e a alternância dos partidos liberal e conservador no governo.
(c) a inexistência de elei,coes para a escolha dos senadores e deputados, todos nomeados pelo imperado
(d) a estabilidade do cargo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Câmara dos Deputados.
10. (UF-PI)“ Não há mais nada parecido com um saquarema do que um luzia no poder. A frase de Holanda Cavalcanti,   referindo-se a atuação dos partidos Liberal e Conservador, durante o segundo Reinado, pode ser interpretada da   seguinte forma:
(a) os partidos eram profundamente diferentes em suas propostas e ideologia.
(b) não havia possibilidade de conciliação entre ambos, em virtude de representarem segmentos e interesses  divergentes.
(c) representavam a mesma camada social, sem ideologia definida, revezavam-se no governo e tinham por objetivo  a busca do poder.

(d) durante o governo do Marques de Paraná, de 1853 a 1858, acirraram-se as disputas entre os partidos, dificultando o Sistema Parlamentarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.