Depois disso, Mt ousa elaborar um relato dessa geração, em termos elípticos, relato que ele intitula de genealogia em 1,1: origem de Jesus Cristo (Mt 1,18). Ali, ele declara em termos velados, quase intraduzíveis: “Ora, antes de terem coabitado, achou-se ela grávida por obra do Espírito Santo” (1,18). Aqui, de novo, o Espírito Santo não é, de forma alguma, apresentado como genitor (ou esposo) de Maria. Sua relação com Cristo é mostrada pela mesma partícula ek, que caracteriza a relação original do gerado para com as mulheres da genealogia, até Maria. O Espírito Santo é situado, portanto, não como um macho genitor, mas na linha das mulheres supramencionadas; ele não é, por conseguinte, nem esposo de Maria, nem genitor de Jesus; ele desperta, interiormente, como Criador, a fecundidade de Maria. O ek característico da origem feminina aparece três vezes em Mt (1,16.18 e 20) para caracterizar a relação de Jesus com Maria (1,16), depois, com o Espírito; o que se explica ainda melhor já que em hebraico a palavra espírito, Ruah, é feminina. Não que Mt faça do Espírito uma mulher. Está claro que essas expressões elípticas são cuidadosas em demonstrar a transcendência do Espírito, mas o texto original semítico recorreu a essa designação feminina de Deus (Ruah) para não atribuir a um genitor masculino o nascimento de Jesus.
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CAMOCIM CEARÁ
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)
segunda-feira, 20 de março de 2017
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