CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O DEFICIENTE FÍSICO

(Ministério da Saúde – Coordenação de Atenção a Grupos Especiais, 1995). 
1.2 Quem é o deficiente físico?
Claude Lévi-Strauss (o mesmo antropólogo cantado por Caetano Veloso em “Estrangeiro”) disse que as diferenças existem, devem ser reconhecidas e assumidas e não escondidas. Somos natural e biologicamente diferentes: nascemos branco, negro, amarelo, vermelho ou mestiço, homem ou mulher. Isso não quer dizer que necessariamente devamos ser desiguais. Diferença e desigualdade não são a mesma coisa. As crianças com deficiências, apresentam características que fogem do convencionado padrão de normalidade, mas devem ser consideradas com características individuais.
Esta mesma criança é um ser com direitos.
Existe, sente, pensa e cria. Pode não ver, mas não tem dificuldades em orientar-se ou fazer música. Pode não aprender conteúdo específico do currículo, mas pode destacar-se em uma atividade esportiva. Pode não ouvir, mas escreve poesia.
Segundo a confirmação da investigação e da prática clínica, a criança com paralisia cerebral, que é um dos tipos da deficiência física, apresenta essencialmente um comprometimento neuromotor. Porém, parece-nos bastante óbvio que, quando frente às que apresentam um grau de comprometimento severo, temos de discutir suas possibilidades e oportunidades de inclusão caso a caso, pois algumas delas necessitam de adaptações complexas e individualizadas.
As convicções sociais que caracterizam a noção de normalidade e ideal têm de ser amplamente debatidas, pois geram confusões e adiam a resolução dos problemas. Temos, cada vez mais, de reconhecer que o conceito de normalidade não pode se reduzir a um sentido biológico, ele tem de incluir um conceito de realização no sentido social.
A deficiência física pode apresentar comprometimentos diversos das funções motoras do organismo físico que variam em número e grau, de indivíduo para indivíduo dependendo das causas e da abrangência.
Esses comprometimentos relativos a deficiência física podem apresentar-se como:
•-leve cambalear no andar;
-necessidade do uso de muletas ou andador adequados para auxiliarem a execução da marcha;
-uso de cadeira de rodas que pode ser manobrada pelo aluno;
-uso de cadeira de rodas manobrada por terceiros devido á impossibilidade do aluno;
-uso de cadeira de rodas motorizada que poderá ser acionada por qualquer parte do corpo onde predomine alguma função voluntária.
Esses problemas poderão estar associados ou não a:
-dificuldades de linguagem ( disartria, anartia,...);
-dificuldades visuais ( estrabismo, nistagmo, visão sub-normal,...);
-dificuldades auditivas com possibilidade de compensação com uso de aparelho específico;
•-semi-dependência para atividades da vida diária (AVD):
*higiene;
*alimentação;
*uso do banheiro;
*escrita;
*desenho;
*atividades que necessitem coordenação motora fina.
• -problemas do desenvolvimento cognitivo:
*dificuldades para o “fazer”;
*dificuldades para o “compreender o que está sendo visto”;
*dificuldades para compreender a linguagem.


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