Abordagens teóricas para crianças
com deficiência física em decorrência
da paralisia cerebral
É hoje consensual, de acordo com os
grandes teóricos do desenvolvimento humano
, que a ontogênese e a socialização
estão fundidas na realização do ser humano
A ontogênese traduz o conjunto
de transformações embrionárias e
pós-embrionárias pelas quais passa
o organismo vertebrado desde a fase do
ovo até a forma adulta (GOULD, 1977).
Duas correntes teóricas no interacionismo,
a elaborada por Piaget e seus seguidores e
a defendida por teóricos soviéticos,
em especial Vygotsky, dão sustentação
aos referenciais teóricos analisados
e apropriados quanto à solicitação da
criança com deficiência física.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
da criança ocorre por meio de
constantes desequilíbrios e equilibrações.
O aparecimento de uma nova
possibilidade orgânica na criança ou
a mudança de alguma característica do
meio ambiente, por mínima que seja,
provoca a ruptura do estado de repouso -
da harmonia entre o organismo e o
meio - causando um desequilíbrio. São
dois os mecanismos acionados para
alcançar um novo estado de equilíbrio.
O primeiro recebe o nome de assimilação e
o outro, acomodação.
Piaget ainda divide a fase de
desenvolvimento em dois períodos:
período da inteligência sensorial-motora,
que vai do nascimento até os dois anos
de idade (constituído de seis estágios),
e período pré-operacional,
compreendido entre dois e sete anos
de idade.
No interacionismo proposto por
Vygotsky encontramos uma visão
de desenvolvimento baseada na
concepção de um organismo ativo,
cujo pensamento é construído
paulatinamente num ambiente que é
histórico e, em essência, social. Nessa
teoria é dado destaque às possibilidades
que a criança dispõe a partir do ambiente
em que vive. O pensamento
infantil, amplamente guiado pela fala e
pelo comportamento dos mais
experientes, gradativamente adquire
a capacidade de se auto-regular.
Para Vygotsky o processo de formação
do pensamento é portanto despertado
e acentuado pela vida social e pela
constante comunicação que se
estabelece entre crianças e adultos,
a qual permite a assimilação da
experiência de muitas gerações.
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