CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 23 de junho de 2017

PARALISIA CEREBRAL

     Abordagens teóricas para crianças 
com deficiência física em decorrência
 da paralisia cerebral
É hoje consensual, de acordo com os 
grandes teóricos do desenvolvimento humano
, que a ontogênese e a socialização 
estão fundidas na realização do ser humano
 A ontogênese traduz o conjunto 
de transformações embrionárias e 
pós-embrionárias pelas quais passa
 o organismo vertebrado desde a fase do
 ovo até a forma adulta (GOULD, 1977).
Duas correntes teóricas no interacionismo,
 a elaborada por Piaget e seus seguidores e
 a defendida por teóricos soviéticos, 
em especial Vygotsky, dão sustentação 
aos referenciais teóricos analisados 
e apropriados quanto à solicitação da 
criança com deficiência física.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo
 da criança ocorre por meio de 
constantes desequilíbrios e equilibrações.
 O aparecimento de uma nova 
possibilidade orgânica na criança ou 
a mudança de alguma característica do 
meio ambiente, por mínima que seja, 
provoca a ruptura do estado de repouso -
 da harmonia entre o organismo e o 
meio - causando um desequilíbrio. São 
dois os mecanismos acionados para 
alcançar um novo estado de equilíbrio. 
O primeiro recebe o nome de assimilação e
 o outro, acomodação.
Piaget ainda divide a fase de 
desenvolvimento em dois períodos: 
período da inteligência sensorial-motora, 
que vai do nascimento até os dois anos
 de idade (constituído de seis estágios), 
e período pré-operacional, 
compreendido entre dois e sete anos 
de idade.
No interacionismo proposto por 
Vygotsky encontramos uma visão 
de desenvolvimento baseada na 
concepção de um organismo ativo, 
cujo pensamento é construído
 paulatinamente num ambiente que é
 histórico e, em essência, social. Nessa 
teoria é dado destaque às possibilidades
 que a criança dispõe a partir do ambiente
 em que vive. O pensamento 
infantil, amplamente guiado pela fala e
 pelo comportamento dos mais 
experientes, gradativamente adquire 
a capacidade de se auto-regular. 
Para Vygotsky o processo de formação 
do pensamento é portanto despertado 
e acentuado pela vida social e pela 
constante comunicação que se 
estabelece entre crianças e adultos,
 a qual permite a assimilação da 
experiência de muitas gerações.


PARALISIA CEREBRAL

2.1 O que é paralisia cerebral?
“A paralisia cerebral é definida como 
uma desordem do movimento e da 
postura devido a um defeito ou lesão
 do cérebro imaturo” (...). A lesão cerebral
 não é progressiva e provoca 
debilitação variável na coordenação 
da ação muscular, com 
resultante incapacidade da criança em
 manter posturas e realizar 
movimentos normais. Esta deficiência 
motora central está freqüentemente 
associada a problemas de fala, visão
 e audição, com vários tipos de distúrbios
 da percepção, um certo grau de 
retardo mental e/ou epilepsia” 
(BOBATH, 1984, p.1)
De uma forma mais simplificada 
podemos dizer que paralisia cerebral 
(PC) é uma deficiência motora ocasionada 
por uma lesão no cérebro.
Quando se diz que uma criança tem 
paralisia cerebral significa que existe 
uma deficiência motora consequente de 
uma lesão no cérebro quando ele ainda
 não estava completamente desenvolvido.
Entendendo melhor: ao contrário do que
 o termo sugere, “paralisia cerebral” 
não significa que o cérebro ficou paralisado.
 O que acontece é que ele não 
comanda corretamente os movimentos 
do corpo. Não manda ordens adequadas
 para os músculos, em consequência da 
lesão sofrida.
imagem 1 - paralisia cerebral

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