CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 24 de julho de 2017

FALANDO DE JESUS PARA NÓS

Mt 12,38-42 (Mc 8, 11-13; Lc 11,29-32)
1. Mateus enfatiza a presença de mestres da Lei e fariseus e são eles que dizem a Jesus que querem ver um sinal. Marcos, por sua vez, cita apenas os fariseus discutindo com Jesus e querendo pô-lo à prova. Lucas, sem falar da presença de fariseus e mestres da Lei, afirma a presença das multidões, e a elas, Jesus começou a falar. O texto de Mt é o mais longo, e o de Mc, o mais curto. Mt assinala para uma geração “má e adúltera”, e Lc, para uma geração “má”. Os três textos formam um todo (O EVANGELHO), pois afirmam a presença de mestres da Lei e fariseus, além das multidões em torno a Jesus e as limitações que os atormentavam, bem como o desinteresse pelo Salvador.
2. "Esta geração é uma geração má e adúltera". Poderíamos nos perguntar por que é má e adúltera esta geração. Talvez alguns começassem a responder pelo que presencia no dia-a-dia, como violência, discórdia, divisões, apegos desordenados, vícios, desvalorição do outro, desrespeito à dignidade das pessoas, terrorismo, tortura, exploração das pessoas, etc. Talvez possamos avançar mais profundamente, vendo as causas, como por exemplo: o próprio pecado, destruidor dos nossos sonhos, do desejo de Deus em nós; a nossa indiferença à vontade de Deus, à sua Palavra, ao seu apelo de conversão; a nossa persistência no erro, nos nossos vícios; o nosso apego ao nosso "mundinho", ao nosso "universo pessoal", às nossas vaidades; o medo de se lançar verdadeiramente em Deus. Esta geração é má e adúltera porque REJEITA DEUS LITERALMENTE; é uma geração idólatra. Seus olhos não conseguem mais ver as maravilhas do Senhor, já não conseguem sentir mais o seu apelo da salvação, não têm mais encanto para com as coisas do alto. E pedem sinais. Para quê? Por quê?
3. Jesus mesmo é o sinal; é Deus conosco, é o Reino de Deus presente entre nós; traz por meio de SI a nossa salvação. Ele mesmo é o nosso "Caminho, Verdade e Vida". Em SI, está o juízo definitivo para todos os seres humanos, fora dele não há salvação. Ele é maior que qualquer outro profeta, pois todos existiram em função dele, para ele, como promessas apontadas na direção dele, que é a plenitude da Lei e dos profetas. Não se pode alcançar plenitude por outro caminho. Na verdade, nem existe plenitude para quem não escolhe o Filho de Deus. Nós fomos criados para a comunhão com Deus e essa só pode acontecer por meio de Jesus Cristo, que nos dá o seu Espírito Santo, o qual nos configura a Cristo para a glória de Deus Pai.
4. Por meio de Jesus Cristo, somos chamados à conversão. Precisamos descobrir em Cristo o verdadeiro sinal do Pai. O Verbo se fez carne (mistério do esvaziamento de Deus), assumiu-nos, carregou sobre si nossos pecados, morreu por nós (ponto forte do esvaziamento) e, por nós, ressuscitou. Quer dizer: toda sua vida foi entrega de SI mesmo por nós, todo para o Pai e para nós, amando-nos de modo total, querendo somente o bem maior para nossa existência: a nossa salvação. De que outro sinal necessitamos? Por que somos tão cegos e tão ingratos? Por que somos tão indiferentes às coisas de Deus e tão abertos às do mundo e do demônio? Por quê?
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.