CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

SEGUIDORES DE CRISTO

Lc 11,47-54
1. O texto acima nos quer mostrar o modo como os fariseus e escribas reconheciam a ação profética do passado, mas eram incapazes de perceber um profeta no presente. Ao construírem túmulos para se conservar a memória daqueles que derramaram seu sangue por causa do envio recebido de Deus, para anunciar a libertação do povo de Deus, eles (escribas e fariseus) estavam indiretamente confirmando a inocência dos profetas. Além disso, manifestavam sua cumplicidade na morte deles. Aqui está um exemplo do que ocorre hoje. É comum valorizar-se personagens do passado, que sofreram nas mãos de tiranos, que derramaram seu sangue por uma causa justa e, também, pode ocorrer, o mesmo com relação a pessoas da própria família, que foram fantásticas, quiseram somente o bem, mas que foram abandonadas, desprezadas por causa de jogos de interesse individuais e descabidos. Hoje chora-se os bons do passado, fala-se sobre eles com uma consciência mais pesada do que uma tonelada de cimento. Outros falam para parecer bonzinhos, outros ainda, para lucrar em cima do ocorrido, como acontece com o turismo.
2. Os donos da lei. Essas coisas são feitas por aqueles que detêm o poder tanto político quanto religioso em Israel. Os escribas, especialmente, controlavam o conhecimento, eram os mestres da Lei. Certamente, ser um conhecedor da Lei é muito importante. Jesus não quer contrariar quem estuda, quem se dedica ao conhecimento, mas combater quem faz uso do que aprende para manipular pessoas, para ser dono, ter posse e domínios sobre os outros, impondo o que a si interessa. Como acontece em qualquer área, aqueles que dominam no conhecimento querem se manter no posto em que se encontram e não querem concorrentes. É como se dissesse: cada um domina como pode no que lhe interessa. Esses tais impedem os outros de tomarem conhecimento da verdade e colocá-la em prática. O resultado final será o desprezo pelos homens e mulheres que se dedicam à causa do Reino de Deus.
3. No passado, os profetas foram rejeitados e mortos. No presente, mediante uma cegueira tremenda, rejeitam Jesus. Desse modo, a perseguição aos profetas atinge o ápice da rejeição. Certamente, o Corpo de Cristo sofrerá as mesmas consequências. Jesus é perseguido nas palavras (como aconteceu na ditadura e ainda hoje), nos atos e na sua própria vida. O mundo do individualismo e do apego a tudo rejeita quem é livre, quem ama de verdade, quem vive a Lei de Deus, quem não é um pregador barato dos ensinamentos eternos, mas um fiel cumpridor em palavras e atos. Jesus Cristo é a Palavra de Deus, é o fiel cumpridor, é o livre, é o desapego em pessoa, é a esperança de salvação, é a luz verdadeira, é o único Mestre, o Verdadeiro Mestre. Daí porque ser tão perseguido. Todo seguidor de Cristo sofre das mesmas rejeições até a morte.
4. Venceremos. Se formos fiéis a Cristo, seremos vencedores. É suficiente fazer a vontade do Pai, sermos autênticos discípulos do Amor, da Verdade e da Vida.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.