CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Deus enviou seu filho amado

Deus enviou seu filho amado
Encarar o túmulo sem nada compreender é um desastre. Muito mais se o "corpo tiver desaparecido". Quem ainda não compreendeu os ensinamentos de Jesus, estando Ele ainda com todos, "procurará entre os homens" Aquele que não depende mais das leis físicas, materiais. Significa que ainda não acreditou. Pedro, assim como Madalena, não estavam entendendo nada. Por outro lado, o discípulo amado viu o sinal, compreendeu o que disse o Mestre antes e acreditou. Em (Mt 16,21b; Mc 8,31b; e Lc 9,22), Jesus fala sobre Sua Ressurreição; também em Jo 10,18, quando Jesus ensina sobre Sua condição de Bom Pastor, que livremente entrega Sua vida e a retoma pelo Seu poder. O discípulo amado lembra-se dos ensinamento da Escritura, pois seu amor pelo Mestre o introduziu no âmago da Palavra de Deus, a fim de entender tudo o que se revelava em Jesus Cristo e a própria pessoa do Mestre de Nazaré. Quem deseja ser discípulo de Cristo, necessariamente deve se deparar com o túmulo vazio no meio de um mundo que exige absolutamente a presença do Salvador, mas não segundo Sua condição de Servo, limitado pelo tempo, espaço e leis naturais, mas na condição de Senhor, glorificado, vitorioso, percebido somente pela FÉ de quem vê o túmulo, entende a Palavra e experimenta a presença do Ressuscitado e se torna visibilidade de Deus pelo dom de si mesmo.
2. Maria Madalena, representando aqueles que ainda não entenderam, que não alcançaram o dom da fé, sai "bem de madrugada", ainda é "escuro", vê o "túmulo", mas não entra nele, e se desespera. Nela ainda está a busca pelo cadáver, a madrugada e o escuro são sinais da ausência da luz, da vida, da novidade da fé. Não existe uma adesão a Jesus VIVO. Apesar de ser madrugada, tendo Jesus já ressuscitado, ela não foi capaz de VÊ esse mistério. Ela foi no DOMNGO, no primeiro dia da semana, que agora indica o dia da nova criação, da nova história, da vitória sobre a morte, o pecado e Diabo; dia da Ressurreição, portanto, dia do Senhor, o dia plenitude do Sábado; o dia da nova humanidade, de quem encontrou o Senhor.
3. Pedro e o discípulo amado correm também ao túmulo. Ambos como sinais da comunidade que ainda não acreditava na vitória sobre a morte, pensando ainda que a morte de Jesus tinha limitado Sua existência. Nessa altura, os apóstolos já se encontravam separados, conforme Jesus havia dito (cf. Jo 16,32), por isso é fácil entender por que Maria Madalena encontra somente os dois. Pois bem, o discípulo amado corre mais, pois o amor compreende mais rápido, chega antes, abre portas, antecipa-se e espera o tempo exato. Esse discípulo não tem nome; encontra-se ali, com Pedro, esteve aos pés da Cruz, foi dado como filho à Mãe de Jesus pelo próprio Jesus, é íntimo da Mãe, do Filho Jesus e da Comunidade. O discípulo amado permaneceu sempre ao lado de Jesus, voltado para Ele, sem nada prometer (sinal para Pedro), mas ali, sempre fiel e amando; é humilde, reconhece seu lugar diante de Pedro, que necessita de um verdadeiro encontro com Cristo no túmulo vazio, apenas com panos enrolados, bem dobrados, sinais de que o túmulo não foi violado, pois não teriam se preocupado com panos. O discípulo amado vê e crê, entende que Cristo não está sob as amarras da morte, como aconteceu com Lázaro, que precisou ser desamarrado. Naquele momento, o discípulo amado chegou à verdade do amor que vence a morte. Só quem ama vive eternamente. Pedro entenderá isso depois.
4. Pedro e Maria Madalena simbolizam aqueles que ainda não foram capazes de superar a dúvida. Ainda não têm aquela fé exigida pela Ressurreição, pela Condição Nova de Jesus. Todos os discípulos são convidados ao encontro com o Ressuscitado, experimentá-LO, conhecê-LO nas Sagradas Escrituras e vivenciá-LO no amor. Assim nasce o DISCÍPULO AMADO, totalmente voltado para Deus em Jesus Cristo, absolutamente entregue aos Seus ensinamentos, profundamente inserido na Sagrada Escritura e livremente disponível ao anúncio da Mensagem da Salvação, tendo como coluna central de sua fé o Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. Ele não tem dúvida de que é a visibilidade do Ressuscitado.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo
Feliz Natal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.