CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 16 de dezembro de 2017

FOLHETO LITÚRGICO

FOLHETO LITÚRGICO  Ano LIII -  17 de dezembro de 2017 - Nº 3 
TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO B - SÃO MARCOS    Cor litúrgica: roxo 
ANO NACIONAL DO LAICATO 
A.: Meus irmãos, o período litúrgico do Advento é um tempo de alegre espera porque incrementa em nossas almas a feliz expectativa da vinda do Senhor. Iniciemos jubilosos, a nossa celebração. RITOS INICIAIS 
1. CANTO DE ENTRADA – R.: OUVE-SE NA TERRA UM GRITO, DO POVO UM GRANDE CLAMOR: “SENHOR, ABRE OS CÉUS, QUE AS NUVENS CHOVAM O SALVADOR!”/ 1. É um só canto de amor e esperança,que a terra mãe, germinando, contém: a ti, Senhor, nós clamamos:Vem, Senhor Jesus, vem!/2. Mesmo se as guerras destroem a terra,pondo em perigo a paz e o bem,que a nossa voz não se canse:Vem, Senhor Jesus, vem!/3. Vem reunir hoje as tuas Igrejas, a tua prece rezamos, também, o nosso amor sempre espere:Vem, Senhor Jesus, vem! 2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO. 3. COROA DO ADVENTO Animador: A terceira vela que acendemos hoje na coroa do advento é sinal da alegria por saber que o Senhor está próximo. (O celebrante acende as velas e reza a seguinte oração:) 
P.:Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a Vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM 
4. ATO PENITENCIAL –P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. 5. ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. LITURGIA DA PALAVRA 
A.: Caros irmãos: a Palavra de Deus nos convida ao ânimo, à alegria e à esperança, apontando os sinais da salvação. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje. 
6. 1ª LEITURA (Is 61, 1-2a.10-11) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor. 
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
 6. SALMO RESPONSORIAL - (Cânt.:Lc 1,46 ss) R.: A MINH’ALMA SE ALEGRA NO MEU DEUS. / 1. A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador,pois Ele viu a pequenez de sua serva, /desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita./ 2. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam./ 3. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.
 7. 2ª LEITURA (1Ts 5, 16-24) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS. 
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação. 
10.EVANGELHO - (Jo1, 6-8.19-28)– P.: O Senhor esteja convosco. 
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. 
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
 P.:6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” – conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR. 
11. HOMILIA 
12. PROFISSÃO DE FÉ - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém. 
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS - P.: Irmãos e irmãs, elevemos alegremente nossas preces Àquele que, por meio de Jesus, tirou-nos do abismo da morte e introduziu-nos no Reino da luz e da paz, dizendo juntos: Senhor, atendei a nossa prece! TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE! 
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que hoje está comemorando o seu aniversário natalício, para que o Espírito Santo lhe dê sempre mais sabedoria, ternura e docilidade na condução da Santa Igreja de Deus, rezemos ao Senhor. TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE! 
2) Pelos governantes de todas as Nações, para que professem a fé em Cristo e, amparados n’Ele, não se cansem de promover a paz e a fraternidade entre os povos, rezemos ao Senhor. TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
 3) Para que a alegria do Evangelho e da proximidade do Natal do Senhor, renove a esperança dos marginalizados, dos desanimados e dos deprimidos, rezemos ao Senhor. TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
 4) Por nossas famílias, para que, vivendo na unidade e na alegria,manifestem no mundo o amor de Deus que nos envia Seu Filho, rezemos ao Senhor. TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE! 
5) Para que, na alegria, sejamos generosos na partilha da coleta de hoje, destinada à Evangelização em todo o Brasil, rezemos. TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE! (Preces Espontâneas): P.: Deus Pai, convertei a Vós nossos corações, para que, com espírito novo, saibamos testemunhar a Vossa presença viva no mundo e tornar dignas de fé nossa alegria e nossa esperança. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM. 
LITURGIA EUCARÍSTICA 
14. CANTO DE OFERTAS – A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS NO ALTAR E TE PEDIMOS: VEM, SENHOR, NOS LIBERTAR!/ 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão./ 2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho; da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho./ 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus./ 4. Recebe, Pai, nossas vidas, unidas ao pão e vinho, e vem conduzir teu povo, guiando-o no teu caminho. 15.P.:Orai, irmãos e irmãs... 
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS –P.: Possamos, ó Pai, oferecer-vos sem cessar estes dons da nossa devoção, para que, ao celebrarmos o sacramento que nos destes, se realizem em nós as maravilhas da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM. 
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II - MR (p. 477) – Prefácio do Advento II – A dupla espera de Cristo – MR (p. 408) - P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo Poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Predito por todos os profetas, esperado com amor de mãe pela Virgem Maria, Jesus foi anunciado e mostrado presente no mundo por São João Batista. O próprio Senhor nos dá a alegria de entrarmos agora no mistério do seu Natal, para que sua chegada nos encontre vigilantes na oração e celebrando os seus louvores. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz: TODOS: SANTO, SANTO, SANTO... P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso. TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR! P.:Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé. TODOS: SALVADOR DO MUNDO, SALVAI-NOS. VÓS QUE NOS LIBERTASTES PELA CRUZ E RESSURREIÇÃO! P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir. TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA! P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO! P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, com o nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares, e todos os ministros do Vosso povo. TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA! 
P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face. TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS! P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho. TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS! P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS: AMÉM.
 18. RITO DA COMUNHÃO 
19. CANTO DE COMUNHÃO – 
R.:DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS E AS NUVENS, QUE CHOVAM JUSTIÇA, QUE A TERRA SE ABRA AO AMORE GERMINE O DEUS SALVADOR./ 1. Foste amigo antigamente desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste./ 2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás, indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação e alegria, outra vez, não nos trarás?/ 3. Escutemos suas palavras, éde paz que que vai falar; paz ao Povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar./ 4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar, bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar./ 5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e os frutos de amor desta terra vão brotar, a justiça diante dele e a paz o seguirá./ 6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória e amor. Ao Espírito cantemos: glória a nosso Defensor! Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.
 20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO - P.: OREMOS: (Pausa) Imploramos, ó Pai, vossa clemência para que estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
 21. ORAÇÃO DA CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017
 Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém. Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de que sejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho numa realidade mais justa e fraterna. Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós. Amém! RITOS FINAIS 
22. BREVES AVISOS
 23. BÊNÇÃO FINAL - MR (p. 520) P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. TODOS: AMÉM. P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade. TODOS: AMÉM. P.:Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. TODOS:AMÉM. P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS:AMÉM. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.