CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

ARTE E EDUCAÇÃO PARA COPIAR OU IMPRIMIR

ARTE E MEIO AMBIENTE
A Arte mostra o grande valor que tem o meio ambiente,pois o belo se encontra na natureza,não há nada mais bonito que ela.

Os marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana. Em uma pesquisa, o arqueólogo Charles Mann sugere datas entre 400 e 1600 para a cultura.[1] Contudo, atividade humana desde 1000 a.C. já tinha sido documentada nesses locais. A cultura parece ter persistido na era colonial.[2] A cultura pré-colombiana do Marajó pode ter desenvolvido estratificação social e comportado uma população de 100 000 pessoas.[1]
Trabalhos sofisticados em cerâmica, grandes pinturas elaboradas e desenhos com representações de plantas e animais são a descoberta mais impressionante na área e forneceram a primeira evidência de uma sociedade complexa no Marajó. Evidências de construção de montículos (pequenas colinas artificiais) sugerem, ainda, uma área bem povoada.[9] No entanto, a extensão do nível de complexidade e as interações de influências da cultura Marajoara são contestados. Trabalhando na década de 1950Betty Meggerssugere que a sociedade migrou dos Andes e se estabeleceu na ilha. Na década de 1980, contudo, Anna Roosevelt Curtenius liderou escavações e levantamentos geofísicos do montículo de "Teso dos Bichos", e concluiu que a sociedade que construiu os montes se originou na própria ilha.[10] Os nativos americanos da floresta amazônica podem ter usado a terra preta para conseguir desenvolver uma agricultura em grande escala, necessária para alimentar grandes populações e formações sociais complexas, como chefias.
Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
Foi Secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e Secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.[4]  FONTE:WIKIPÉDIA
Ariano Vilar Suassuna nasceu na cidade de Parahyba, atual João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Rita de Cássia Vilar Suassuna e João Suassuna. Como seu pai era o presidente do estado, cargo que a partir da Constituição de 1937 passou a ser denominado pelo povo como "governador", Ariano nasceu nas dependências do Palácio da Redenção,[5] sede do Executivo paraibano. No ano seguinte, o pai deixa o governo da Paraíba, e a família passou a morar no sertão, na Fazenda Acauã, em Sousa[3].
Com a Revolução de 1930, João Suassuna foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro, e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, em RecifePernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com direção de João Cândido.

ARTE - AP1 DE JANEIRO   1-LEIA E RESPONDA   a)FALE DA CULTURA MARAJOARA   b)QUE SABE DOS ACHADOS?    c)QUE ACONTECEU EM 1000 ANOS?    d)FALE DO ANO 400    e)FALE DESSAS CERÂMICAS   f)COMO SÃO OS VASOS?    2-COMENTE    a)QUE FORAM ENCONTRADOS?    b)FALE DESSES OBJETOS    c)QUE SABE DE ARIANO SUASSUNA?     d)O QUE FOI CONSIDERADO?    e)COMENTE SUA OBRA   f)QUE FEZ ARIANO?    3-DESCREVA    a)QUE BUSCA SUA OBRA?    b)DO QUE FALA SEUS TEXTOS?   c)QUE SABE DE SUAS OBRAS?   d)QUE FESTAS RELIGIOSAS OCORRERÃO EM MARÇO?
e)FALE DO USO DA ARTE EM JUNHO.   f)COMENTE A ARTE EM 7 DE SETEMBRO.   4-FALE  a)POR QUE ESTUDAMOS ARTE?   b)FALE-NOS DO AUTO DE ARIANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.