CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 21 de abril de 2018

JESUS FALA CONOSCO NO EVANGELHO

Eu sou o Bom Pastor”. A expressão “EU SOU” é usada no Antigo Testamento para se referir a Deus Pai. Foi assim que o Senhor se apresentou a Moisés. Jo aplica-a, de modo consciente, a Jesus. Depois, o adjetivo “BOM”, outra importante informação sobre Jesus. Não se trata do nosso “bom” em Português (bom no grego é αγατóς). O texto grego usa a palavra grega καλος (kalós), que significa, belo, verdadeiro. Nesse sentido, «Bom Pastor» significa Pastor Verdadeiro, ao contrário dos que lideravam Israel, chamados aqui de mercenários, usurpadores, desconhecedores da realidade do rebanho, corruptos, irresponsáveis e exploradores (cf. Ez 34). Mercenário é todo líder que faz mau uso do poder, procurando satisfazer suas próprias vontades.
O Verdadeiro Pastor é caracterizado segundo Sua realidade, missão, condição e objetivo. Ele é Deus antes de tudo. Além desse dado essencial, Ele é aquele que se encarnou, que se misturou com Suas ovelhas, que veio ser igual, em natureza, ao Seu rebanho. Foi ainda mais longe, assumindo seus sofrimentos, seus pecados. Na verdade, Ele enfrentou até a morte de cruz por causa do rebanho por Ele amado. Viveu na condição de Servo, fez de Si o dom da salvação, entregando-SE livremente à morte pela vida do Seu povo, significando que ninguém tem o poder de eliminá-LO de junto do rebanho, que a ninguém foi dado poder de combatê-LO. Sua vida, Ele a concede, por amor, como condição única de salvação para todos. Ele tem o poder de dar Sua vida e o fez na cruz; tem também o poder de recebê-la novamente, o que fez, ressuscitando dos mortos. Tudo isso em obediência à vontade do Pai.
O rebanho do Senhor não é somente o povo de Israel, mas todos aqueles que escutaram e escutarão Sua voz. Toda a humanidade é chamada a se encontrar com o Bom Pastor, a fim de chegar, por Ele, às verdes pastagens eternas, à comunhão com Deus. Ninguém poderá alcançar tal objetivo sem Jesus, não existe outro caminho, não existe outra verdade. Jesus é a «Pedra» angular, rejeitada pelos construtores de si mesmos. São Pedro nos diz que «Em nenhum outro há salvação» (At 4,12). Somente por Ele é possível conquistar a vida eterna e a condição de filhos de Deus (cf. 1Jo 3,1-2). Não se trata de filhos adotivos quaisquer, mas de uma verdadeira participação em Deus, mediante o Bom Pastor, que dá Sua vida e conhece Suas ovelhas e que ainda torna todo o rebanho unido em Seu nome.
Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.